25/09/2019

Bibliotecas

Biblioteca

Biblioteca

Neste segundo semestre, a biblioteca foi “munida” de um novo acervo de livros específicos para área de exatas, englobando obras recomendadas para uma boa preparação focada em vestibulares militares (IME e ITA).

Perante livros como esses, ou outros que podem ser encontrados, como os do Gelson Iezzi, ótimos, senão perfeitos, para uma análise mais aprofundada e completíssima sobre o belo e misterioso mundo da matemática, o discente (repare que, quando uso esse termo, refiro-me àqueles que estudam por amor) resplandece de pensar no que poderá descobrir, tirando máximo proveito da parte teórica e se deleitando com os mais variados, originais e difíceis problemas.

De fato, é desafiador, muitas vezes entediante ou moroso, pegar um livro de matemática ou física para finalizá-lo, percorrê-lo em sua totalidade, mas é justamente isso que move o “espírito científico”, o espírito investigador, estudar sem pretensão alguma, além da de apenas entender o funcionamento da natureza, estudar por estudar. Certamente haverá dificuldades no caminho, problemas não resolvidos, tensões pessoais, o que leva à desistência de muitos, mas nada suficientemente ruim que o impeça de continuar (salvo em casos realmente lastimáveis), não esmoreça, permaneça firme, sempre tentando ir além, com questões cada vez mais complexas!

Voltando ao assunto, há também livros de química do Nelson Santos, que possuem didática interessante e saídas inacreditáveis, no mínimo, intrigantes para os problemas propostos. Livros da SBM, coleção Matemática do Ensino Médio, também estão disponíveis para os que visam qualificar seus conhecimentos, abordando alguns temas do Ensino Superior.

Finalizo o texto dizendo que ninguém deve unicamente esperar a oportunidade, mas procurar por ela, fazê-la, de fato, pelos estudos, pela determinação, pela ciência. Como diria um provérbio, não sei se velho: “a vaca não dá leite, nós que temos que tirar”.

 

Autor: Carlos Alexandre

Turma: 302

< voltar