29/06/2017

Ensino Fundamental I

PROERD

No dia 29 de junho, os estudantes do 5º ano participaram da Solenidade de Conclusão do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Cantaram a canção do PROERD, com a participação do leão Dare (mascote do PROERD), e fizeram o juramento. Foi uma noite de muita alegria e agradecimentos a todos os envolvidos em promover nos estudantes valores positivos e a prevenção ao uso indevido das drogas e da violência.

O Colégio La Salle Brasília agradece à parceria da PMDF e aos pais pela presença em um evento tão importante para a vida dos nossos estudantes.

Algumas palavras dos alunos em relação ao PROERD:

Hoje, falarei do Proerd, um programa de resistência às drogas e muito importante para a nossa formação.

O Proerd nos ensina a dizer não no momento correto, nos ajuda a se comunicar de forma certa e a aprender o modelo de tomada de decisão, uma coisa que hoje me ajuda muito no dia a dia. Aprendemos sobre as drogas, suas propriedades e as consequências de usá-las.

Minha professora Tathyele é muito gente boa, tira nossas dúvidas, é divertida e faz brincadeiras que nos ajudam a aprender.

Bom, eu acho que o Proerd é muito útil, faz diferença na vida das crianças em suas decisões quando adultas. Acho que todas as escolas deveriam ter o ensino do Proerd para os alunos.

Letícia Gusmão (turma 53)

O Proerd foi um ensinamento único na minha vida. A primeira coisa que aprendi foi a tomada de decisão, que são 4 passos simples: defina, analise, atue e avalie. A segunda coisa que aprendi foram fatos sobre o uso da bebida alcoólica e do cigarro, soube que a mistura de bebida alcoólica com remédio é perigosa, e também que o cigarro é uma das principais causas de morte evitável no país.

A coisa mais interessante foram as estratégias de resistência, é uma forma de dizer não às drogas, bebidas alcoólicas e cigarro. Pode ser afastando-se, mudando de assunto, dizendo não ou dando uma desculpa.

Em seguida, entendemos alguns estilos de comunicação: exigente, confiante e inseguro. O melhor estilo de comunicação é o confiante: fale com os ombros para trás e não desvie o olhar, pareça calmo e seja claro e respeitoso.

O Proerd é muito divertido, aprendemos coisas necessárias para toda a nossa vida, nunca me esquecerei dos 4 passos para resolver um problema, e a coisa mais importante: dizer não às drogas.

Para usar o que aprendi quando estiver em um problema: vou definir o problema, analisar as opções, atuar confiantemente, e avaliar se minha escolha foi correta.

Sarah Sousa Ceccheto - Turma 51

O que aprendi no Proerd?

O Proerd significa Programa Educacional de Resistência às Drogas. Aprendi diversas coisas importantes, como: não aceitar cenas de violência, o que as drogas causam, o que o fumo causa, a não fazer bullying com outras crianças nem com ninguém.

O que vou levar para minha vida?

Esta experiência do Proerd deixou para mim uma lição muito válida para levar para a minha vida. Não irei fumar e nem usar drogas. Não praticarei bullying com ninguém. Irei resistir a qualquer tipo de pressão, inclusive dos estranhos.

Como irei resistir a isso?

Eu irei resistir com o nosso modelo de tomada de decisão rápida (mtdp), irei mudar de assunto, não falar mais com aquelas pessoas e sair de perto delas, e, quanto ao bullying, irei usar um provérbio antigo que diz assim: “Não façam com os outros o que não querem que façam com vocês”.

O Proerd é um programa de que todos deveriam gostar e ensinar aos outros.

Victor Hugo Dantas Exposto - Turma 52

CONFIRA AS FOTOS