09/03/2016

La Salle Carmo lança projeto Curta na Educação

Aconteceu, ao longo dessa semana, o lançamento do projeto Curta na Educação. A atividade, que teve início durante o Encontro de Formação da Pastoral, é realizada pela primeira vez no Colégio La Salle Carmo e contempla a 2ª série do Ensino Médio. No decorrer dos próximos meses, os educandos produzirão curtas a partir da proposta da Campanha da Fraternidade 2016: este ano, o tema em pauta é o saneamento básico.

A atividade culminará com a exibição dos curtas, no mês de agosto, durante a Semana do Estudante, em um festival de cinema realizado pela Escola. Os curtas serão avaliados por um júri composto por profissionais de áreas relacionadas ao cinema, imprensa, esfera pública municipal e direitos humanos e cidadania. De todas as produções, um curta será selecionado e submetido ao concurso Curta na Educação. Ao longo dos próximos dias, o regulamento do concurso interno será divulgado aos envolvidos nas produções.

Oficina de Edição de Curtas

Na manhã dessa quinta-feira, 9 de março, os educandos participaram de uma oficina de edição de curtas. A atividade, ministrada pela professora Daniéle Da Meda, formada em cinema e fotografia, abordou o processo de criação de um curta, passando desde a pré-produção, produção e pós-produção. Daniéle destacou a importância de três aspectos cruciais para o sucesso de um curta: temática, técnica e estética visual. Na ocasião, também foi discutida a ideia de engajamento do público espectador através de uma produção audiovisual que levante questionamentos acerca do tema e conceitos que estão sendo trabalhados.

Saiba mais

Curta na Educação é o projeto criado e desenvolvido por iniciativa conjunta da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (CCDH), operacionalizado através do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), com o intuito mobilizar crianças, adolescentes, jovens e adultos, de todas as redes de ensino, na reflexão e ação voltadas para questões de relevante interesse social, a partir da proposta anual da Campanha da Fraternidade, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania. Acesse o site oficial: www.curtanaeducacao.org.br.

Acesse AQUI a galeria de fotos da atividade.