No Ensino Fundamental, a metodologia a ser trabalhada nas diferentes áreas do conhecimento está embasada na interação entre o aluno e o objeto do conhecimento, mediada pela intervenção pedagógica e didática do professor e relacionada às questões do cotidiano (Temas Transversais). Oportuniza, assim, aprendizagens significativas, em todas as áreas do conhecimento, visando o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais, sociais, éticas e estéticas necessárias à formação de um ser humano apto a interagir na sociedade do seu tempo e capaz de interferir construtivamente na realidade sócio-econômica-cultural.
"O mais importante é a segurança que a escola passa de que está cuidando bem dos nosso filhos"
Ana Luísa, mãe da Olívia
“É bom fazer parte de uma rede que tem escolas no mundo todo, que é inovadora, que tem uma estrutura excelente e que é preocupada com a formação de nossos filhos.”
Antônio, pai do Diego
O projeto faz uma retomada das atividades mais significativas desenvolvidas ao longo do ano, incentivando a oralidade e a expressão corporal dos alunos, além de fortalecer o convívio em grupo, respeitando as diferenças e a individualidade de cada um.
Proporcionar aos educandos uma experiência que possibilite o desenvolvimento de competências e habilidades na área da leitura, interpretação, compreensão de textos verbais, verbo-visuais e multimodais do cotidiano e do interesse do estudante, com tema apropriado à idade e ao nível de textualidade adequado; escrita espontânea e/ou dirigida; produções artísticas nas diferentes áreas.
Proporcionar aos educandos uma experiência que estimule o desenvolvimento de competências e habilidades envolvendo valores pessoais e coletivos; de fraternidade; respeito às diferenças e as normas de convivência; cuidado consigo mesmo, com o outro, com a coletividade e a natureza; sentimentos e emoções pessoais e grupais.
Proporcionar aos educandos uma experiência que estimule o desenvolvimento de competências e habilidades envolvendo aspectos da imigração italiana na Serra Gaúcha, resgatando a cultura e a religiosidade ainda presentes em nossa cidade e região: gastronomia, música, dança, fé, jogos e oficinas artesanais.
Proporcionar aos educandos uma experiência que estimule o desenvolvimento de competências e habilidades envolvendo aspectos da história e cultura gaúchas, dando destaque a formação do povo, ocupação dos espaços, tradições e influências recebidas de diferentes etnias.