24/08/2015

Alunos do Pré I utilizam tablets em sala de aula

Compreender aspectos da infância na contemporaneidade requer, dentre outras coisas, a percepção das relações que as crianças estabelecem em diferentes contextos sociais, mediado pela família, escola, cultura em geral e pelos artefatos tecnológicos em particular. Hoje, as crianças que têm acesso à tecnologia pedem para fazer uso dela: seus corpos falam, seus gestos demonstram interesse em assistir a um vídeo no celular, em navegar na internet e em mostrar ao adulto o que lhe fascina quando conectadas. Nesse sentido, é papel da escola assegurar tal direito, como forma de inclusão digital, social e cultural do aluno.

A perspectiva de um trabalho com as múltiplas linguagens na Educação Infantil inspira-se na abordagem educacional de Reggio Emilia, reconhecida internacionalmente. O envolvimento diferenciado entre crianças, pais, professores, sua estrutura educacional - planejamento, organização do espaço, projetos, currículo - e sua proposta pedagógica - enfatizam a diversidade de linguagens ao lado da oferta de materiais às crianças, o que leva a pensar na presença das tecnologias móveis nesse processo. Desse modo, as tecnologias também contribuem para o desenvolvimento das múltiplas linguagens, num ambiente com oferta “de materiais e de equipamentos estimulantes para as crianças” (RINALDI, 1999, p. 117).

Com base nessa proposta, as turmas do Pré I desenvolveram a interação com os tablets em sala de aula, ocasião em que estabeleceram relações entre conteúdos desenvolvidos em aula, com jogos lúdicos disponibilizados no acesso ao manusear os tablets. O momento foi de aprendizado e diversão entre os pequenos.

Acesse AQUI a galeria de fotos da atividade.

Tópicos

Pré I