24/07/2015

Alunos participam de atividade especial do Mind Lab

"A árvore representa: produção, crescimento, segurança, renovação e ramificações. O método da árvore do pensamento nos ajuda a perceber as diversas possibilidades diante da complexidade dos processos  da vida. Como um bom detetive, é imprescindível perguntar, buscar pistas e organizar as informações para ter clareza."

As duas frases acima representam os métodos do Mind Lab e tornaram-se presentes não apenas nas aulas, realizadas no laboratório, mas também na resolução das atividades fora da sala de aula. Assim, as professoras do 2º ano realizaram, no mês de julho, uma variação do jogo, no pátio da escola: priorizando as habilidades de ação e suas implicações de tomar decisões, ter consciência da complexidade das situações e agir de modo crítico (saber que cada possibilidade implica em novas escolhas e que novas ações que trazem novas possibilidades) a ação levou o grupo a transcender os jogos do Mind Lab para situações do cotidiano.

Com o jogo dos 4 - o conteúdo de adjetivos de Língua Portuguesa, Linhas e quantidades de Matemática e a questão Filosófica de que todos somos iguais e temos semelhanças e diferenças que nos fazem especiais - foram realizadas atividades de interação dos alunos dos 2ºs anos. Sabendo que, assim como as peças do jogo, todos temos atributos que nos tornam semelhantes e diferentes uns dos outros, os alunos deveriam descobrir um denominador comum entre os participantes para formar a sequência de 4 em linha reta ou diagonal, sempre atentos à ameaça dos demais jogadores, e para a descoberta do atributo da equipe adversária, bloqueando-a e lembrando que todos os alunos são "peças" e possibilidades do jogo. A aula foi um momento diferente, divertido, educativo e de integração entre as turmas.

Acesse AQUI a galeria de fotos da atividade.

Mind Lab