17/06/2015

Etapa trimestral do Mapa de Ideias é concluída

Em uma quinta-feira, no dia 21 de maio, foi encerrado o projeto trimestral interdisciplinar e intertextual chamado "Mapa de Ideias". Os alunos do Ensino Médio, a partir da leitura do livro "O Garoto Zigue-Zague", de David Grossman, pesquisaram, durante o trimestre, respostas para diferentes questões propostas pelos professores em sala de aula.

As perguntas foram anexadas em uma parede no fundo de cada sala de aula a partir de parágrafos de um texto que se completava semanalmente. As questões iniciaram-se relacionadas ao livro, mas, aos poucos, estabeleceram outras interlocuções, principalmente com a II Guerra Mundial, a qual finalizou há 70 anos. Isso se deve porque o texto fazia ligação entre dois personagens jovens: Nono, o protagonista do livro de Grossman, é um garoto envolvido em uma aventura, a qual funciona como uma metáfora para o seu processo de crescimento; e Anne Frank, personagem do mundo real, a qual, também muito jovem, teve de crescer rapidamente, quando se escondeu em um sótão com sua família fugindo do nazismo alemão.

Como resultado desse jogo de intersecções e conexões entre a vida de personagens tão semelhantes na idade e tão diferentes em suas condições de existência, os alunos do Ensino Médio foram reunidos no auditório do Colégio para o encerramento do trabalho. Na ocasião, cada grupo respondeu a uma questão sorteada. Mediados por professores, os estudantes puderam observar com suas respostas o resultado de uma pesquisa qualitativa, progressiva e autônoma, em que a busca por respostas procura promover a verdadeira busca por conhecimentos, os quais se estabelecem em rede, interconectados pelas suas ideias.

A todos os envolvidos, parabéns pelo empenho: que a educação autônoma, conectada e criativa faça cada vez mais parte do processo de ensino-aprendizagem!

Clique AQUI e acesse a galeria de fotos da atividade.

*Texto por Morgana Larissa Säge, Professora Ma. - Língua Portuguesa e Produção Textual

Tópicos

Mapa de Ideias