17/07/2017

Dia de Nossa Srª do Carmo foi celebrado no domingo

No domingo, 16 de julho, foi comemorado o Dia de Nossa Senhora do Carmo. Apesar de inúmeras denominações e nomes, Nossa Senhora é uma só, e suas características fazem jus aos nomes com que é caracterizada. Maria é aquela pessoa que desempenhou sua função de mãe de Cristo. Foi escolhida por ser íntegra e generosa. Assim, a Padroeira da Comunidade Educativa do Colégio La Salle Carmo é conhecida também como Maria do Carmo, Virgem do Carmelo e Nossa Senhora do Escapulário.

O escapulário de Nossa Senhora do Carmo, tradição do Carmelo

A palavra escapulário vem do latim, escápula, que significa armadura, proteção. O escapulário é uma forma de devoção à Maria Santíssima e seu uso é um sinal de confiança em Nossa Senhora do Carmo. Conheça algumas curiosidades a seu respeito:

- o escapulário, segundo o Concilio do Vaticano II, é um Sacramental, um sinal sagrado, obtendo efeitos de proteção da Igreja Católica. É uma realidade visível que conduz a Deus. Santa Tereza dizia que portar o escapulário era estar vestido com o hábito de Nossa Senhora;
- o escapulário é um sinal visível do amor maternal de Maria. As crianças que fazem a 1ª Eucaristia, costumam receber nesse dia o escapulário, como sinal da proteção especial de Maria;
- o escapulário é um memorial (lembrança) de todas as virtudes de Maria;
- é um sacramental, quer dizer, um “sinal sagrado” segundo o modelo dos sacramentos, por meio do qual se significam efeitos, principalmente espirituais. Quem veste o escapulário deve procurar ter sempre presente a Santíssima Virgem e tratar de copiar suas virtudes, sua vida e atuar com Ela. Maria atuou, segundo suas palavras: “ Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra.”

Por que o Colégio La Salle Carmo tem este nome?

- Um Sacerdote com o nome de Dom Carmine (italiano) atuava em Caxias do Sul por volta de 1900. Era uma pessoa que acompanhava os imigrantes em seu dia-a-dia, e também teve contatos com os Irmãos Lassalistas que aqui chegaram em 1908;
- O segundo motivo foi o de associar o nome de Dom Carmine com o de Nossa Senhora do Carmo. Daí, surgiu a ideia de chamar de Carmo a Escola que se iniciava em Caxias do Sul, pelos Lassalistas;
- Também lembrando da proteção de Maria - Nossa Senhora do Carmo, através do Escapulário.