16/09/2017

Nota oficial sobre o falecimento do Ir. Léo Knapp

O Colégio La Salle Carmo lamenta o falecimento do Ir. Léo Inácio Knapp, ocorrido na noite dessa sexta-feira, 15 de setembro, no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre/RS. O velório de ocorrerá neste sábado, 16 de setembro, a partir das 10h, no Auditório da Escola, com missa às 11h30min. Após, o corpo seguirá para a Capela Ecumênica do Cemitério Parque São Vicente, em Canoas/RS, com velório às 15 horas. A missa de corpo presente será às 17 horas, seguida de sepultamento. IMPORTANTE: a entrega de pareceres do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, que ocorreria na manhã deste sábado, está cancelada. Em breve, será divulgada nova data para a ação.

Mais de duas décadas de atuação junto à comunidade lassalista

Ir. Léo Inácio Knapp nasceu no dia 30 de dezembro de 1967, em Cerro Largo/RS, Brasil. É filho de José Aginel e Rosa Leonida Knapp. É o sétimo filho de uma família de dez filhos. Juntamente com os seus quatro irmãos e cinco irmãs, cresceu em ambiente familiar profundamente religioso. Após passar pelo Juvenato de Cerro Largo e de Canoas, ingressou no Postulantado em 2 de fevereiro de 1986 e no Noviciado em 21 de fevereiro de 1988. Fez a sua primeira profissão religiosa no dia 21 de janeiro de 1990 e a profissão perpétua em 25 de janeiro de 1998, festa da conversão de São Paulo.

Graduou-se em Ciências Religiosas, em 1988, pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do RS) e em Filosofia pela UNISINOS, em 1997. Em nível de Pós-Graduação tem uma Especialização em Administração Escolar (1998), pelo Centro Educacional La Salle de Educação Superior de Canoas-RS, concluiu o seu Mestrado em Educação pela UNISINOS, em 2001. Além disso, participou de uma sessão do CIL (Centro Internacional Lassaliano) em Roma (2014) e de um MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Enquanto ministério, Ir. Léo exerceu diversas funções na antiga Província Lassalista de Porto Alegre e na atual Província La Salle Brasil-Chile. Foi professor no Colégio La Salle de Carazinho; na Escola Fundamental La Salle Pão dos Pobres; e no Colégio La Salle Carmo.  Foi Vice-Diretor da Comunidade Religiosa Irmão Egídio Justo e do Postulantado de Esteio-RS; da Comunidade La Salle Irmão Miguel de Niterói, em Canoas/RS; e Diretor da Comunidade Religiosa La Salle Carmo. Como Vice-Diretor de obras, atuou na Faculdade La Salle de Caxias do Sul; no Centro Educacional La Salle de Manaus/AM; e no Colégio La Salle Carmo. Foi Diretor do Colégio La Salle Carmo; da Faculdade La Salle de Caxias do Sul; da Faculdade La Salle de Manaus; do Colégio La Salle de Caxias do Sul; da Escola La Salle Irmão Miguel; da Escola Tricentenário La Salle de Esteio; e da Escola São Vicente de Paulo. Além das funções já mencionadas, Ir. Léo também foi Diretor Acadêmico da Faculdade La Salle de Caxias do Sul/RS; assessor na região de Caxias do Sul do Grupo de Associação do Carisma e Espiritualidade Lassalista; gerente socioeducativo da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio. Foi membro da Direção Provincial e Diretor de Educação e Pastoral da Província Lassalista de Porto Alegre de 2002 até o final 2005.

“O espírito de fé estimula os Irmãos a um zelo ardente para servir os que lhes são confiados e para colaborar com os que partilham esse propósito. O zelo, alentado pelo Espírito Santo, inspira-lhes a oração apostólica e todas as atividades de seu ministério educativo” (Regra, 7). Considerando as diversas funções exercidas pelo Ir. Léo, podemos firmar que estamos diante de um Irmão que assumiu e viveu profundamente o carisma lassalista. Com simplicidade, disponibilidade e dedicação, soube contribuir significativamente para a vitalidade da missão educativa lassalista. Além disso, soube integrar a consagração a Deus, o ministério apostólico da educação e a vida fraterna em comunidade.

Ir. Léo soube viver a sua vocação de Irmão como presença transfigurada pelo Senhor que chama, consagra, envia e salva (Regra 21). Soube tocar os corações no exercício da missão, caracterizada pelo zelo ardente de quem assumiu o espírito de fé, segundo a tradição lassalista. Ir. Léo foi um dom de Deus para a Província La Salle Brasil-Chile. Descanse em paz, Ir. Léo. Continuarás presente em nosso meio através do teu testemunho de vida consagrada às crianças, adolescentes, jovens e adultos que Deus te confiou.

comunicado