26/04/2017

Rede de Ideias discute fome e obesidade no mundo

O projeto Rede de Ideias promoveu, no mês de abril, a aula magna Fome e Obesidade no Mundo Contemporâneo. A palestra situou os educandos em um dos objetivos do milênio da ONU, tema transversal do projeto ao longo de 2017, enfocando, sobretudo, a seguinte meta: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. A atividade contou com participação de Simone Bonatto, Nutricionista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestre em Saúde Coletiva (2009). Atualmente, é doutoranda em Saúde Coletiva na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professora na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área da Nutrição com ênfase em Saúde Coletiva.

Saiba mais

Ao trabalhar o projeto com a realidade local, observou-se que o problema alimentar oposto atinge nossa comunidade: a obesidade. Nesse sentido, tanto a fome, que causa subnutrição de 1 em cada 9 pessoas no mundo hoje, quanto a obesidade, que atinge 30% da população mundial, são resultado, em geral, da relação desequilibrada que o homem contemporâneo estabeleceu com a comida, em um cotidiano atravessado pela desigualdade social de excessos e ausências antagônicas. A aula magna veio, portanto, inserir um problema de ordem mundial nas discussões do projeto, recondicionando o tema para a realidade dos estudantes.

Acesse AQUI a galeria de imagens da atividade.

Rede de Ideias