04/11/2016

Jovens representam Ensino Médio em audiência pública

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou na manhã desta sexta-feira (04/11), no Teatro Dante Barone, o debate sobre o tema Saneamento Básico, proposto pelo deputado Catarina Paladini e pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), realizadora do Projeto Curta na Educação, juntamente com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A Audiência, conduzida pelo Deputado Miki Breier, Presidente da CCDH, contou com a exibição de curtas-metragens sobre o tema Saneamento Básico, selecionados conforme proposta do Concurso Cultural de Curtas* do Projeto Curta na Educação e a certificação de alunos, professores e Insituições envolvidas. A cerimônia foi realizada após mesa de abertura que contou com a participação do Presidente da ANEC, Prof. Dr. Paulo Fossatti, do Diretor da Superintendência da Educação Profissional do Rio Grande do Sul (SUEPRO), Eloí Flores, representando o Secretário Estadual da Educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas e do Promotor de Justiça da Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Dr. Eduardo Coral Viegas.

Após premiação, compuseram a mesa de trabalho sobre o tema, conduzida pelo Dr. Eduardo Coral Viegas, o Técnico em Planejamento e Gestão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Me. Sérgio Murilo Pereira Gil, o professor de Química e de Música na Escola Fátima de Sapucaia do Sul, Daniel Pimentel, a aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental - Turma 191 - do Colégio Romano Senhor Bom Jesus, de Porto Alegre, Érica dos Santos Machado, e o aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental - Turma 193 - do Colégio Maria Auxiliadora, de Canoas, André Almeida Pires. Após as manifestações da mesa Dr. Eduardo Coral conduziu o processo de intervenção dos presentes, com amplo espaço de interlocução.

Na próxima semana (11/11) será realizado o Encontro de Abertura da Edição 2017, Curta Biomas, pensado à luz da Campanha da Fraternidade 2017, "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida". A atividade será realizada no Auditorio do Palíacio do Ministério público, em Porto Alegre.

* Participaram do Concurso Cultural de Curtas da Edição Temática 2016 do Projeto Curta na Educação trabalhos produzidos por estudantes das seguintes Instituições: Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves; Colégio La Salle Canoas e Colégio Maria Auxiliadora, de Canoas; Colégio La Salle Carmo, de Caxias do Sul; Colégio Romano Santa Marta, Colégio Romano Senhor Bom Jesus, Escola Nossa Senhora do Brasil e Instituto de Educação São Francisco, de Porto Alegre; Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Gabriel; Escola Fátima, de Sapucaia do Sul; Escola Municipal Professora Maria Pereira Teixeira, de Vila Nova do Sul.Foram inscritos 48 trabalhos no Concurso Cultural de Curtas, perfazendo um total de 03h06min de duração. Os Curtas, representando 11 Instituições Ensino de 07 Municípios, receberam 2.142 curtidas no tempo previsto para a classificação.

Acesse AQUI a galeria de fotos da atividade.