04/11/2016

Estudantes disputam o Rally Científico

No sábado, dia 29 de outubro, 23 equipes de instituições de Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha, São Marcos, Garibaldi e Flores da Cunha estiveram no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para a disputa de desafios elaborados por professores que atuam em diferentes áreas do conhecimento na UCS. O Pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Rossato, durante a abertura do evento, destacou o princípio lúdico e educativo do Rally Científico. "Competir é bom, faz a gente crescer. Mas esse é um momento de diversão e aprendizado”, reforçou.

A professora Valquíria Villas Boas, coordenadora do projeto Engenheiros do Futuro (EngFut), avaliou como positiva a inserção de escolas que participaram pela primeira vez na competição e fez menção às tarefas desenvolvidas para os estudantes. "As provas foram desafiadoras, exigiram muita atenção e interpretação por parte dos participantes”. Já o docente Odilon Giovannini Junior, um dos coordenadores do evento, salientou as vivências que a competição acaba ofertando aos participantes. "O Rally proporcionou aos alunos o conhecimento dos laboratórios da Universidade. Como muitas das provas utilizam a infraestrutura universitária, eles puderam vivenciar a ciência na prática, observando experimentos em áreas como Física, Química e Matemática”, exemplifica. O professor José Arthur Martins, que também atua na coordenação do Rally, destacou a interdisciplinaridade da competição.

Conforme Martins, as provas ocorreram em diferentes pontos da Universidade. Essa situação reforça a dimensão múltipla do conhecimento envolvida nas provas. "As equipes também apresentaram uma competitividade sadia, demonstrando o alto nível dos grupos”. A instituição vencedora ganhou de premiação o valor de R$ 1 mil para utilização em materiais escolares ou para a formatura da turma. Os competidores das três primeiras equipes melhores colocadas receberam troféus e medalhas. O Rally Científico é organizado pela equipe do Projeto EngFut - Engenheiro do Futuro, com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). Dentre as 23 equipes participantes do evento, a equipe do La Salle Carmo ficou na 7ª colocação. Parabéns aos jovens pelo excelente desempenho competição!

Acesse AQUI a galeria de fotos da atividade.