06/07/2016

I Festival de Cinema escolhe curta vencedor

Aconteceu, na noite de terça-feira, 5 de julho, o I Festival Lassalista de Cinema do Colégio La Salle Carmo. O evento, que contemplou a exibição de curtas de ficção e documentários produzidos pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio, faz parte da programação da Jornada Literária da Escola.

Um júri convidado especialmente para a ocasião teve a difícil tarefa de escolher um vencedor dentre os 14 curtas, que tratavam da temática saneamento básico, destaque da Campanha da Fraternidade 2016: Gerson Panarotto (Diretor da Divisão de Água da SAMAE Caxias do Sul); Marcelo Carneiro (Jornalista gaúcho e Cineasta radicado no Rio de Janeiro); Marisol Santos (Apresentadora do Jornal do Almoço); Maurício Sabbi (Coordenador do Dia Internacional da Animação em Caxias do Sul); Patrícia Pereira (Gerente de Marketing do Shopping San Pelegrino) e Giancarla Brunetto (Filósofa brasileira e doutoranda em Ética e Filosofia Política pela Universidade Católica de Braga, em Portugal). Os jurados avaliaram os seguintes critérios: tema, tempo, roteiro, audio e originalidade dos curtas. As produções, realizadas entre os meses de fevereiro e junho de 2016, contaram com o apoio das disciplinas de Biologia, Educação Religiosa, Filosofia, Geografia, Língua Portuguesa e Sociologia, que fomentaram a discussão dos trabalhos em sala de aula.

O curta vencedor - Da Metamorphosis - será submetido ao concurso Curta na Educação, projeto criado e desenvolvido por iniciativa conjunta da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (CCDH). A ação é realizada com o intuito mobilizar crianças, adolescentes, jovens e adultos, de todas as redes de ensino, na reflexão e ação voltadas para questões de relevante interesse social, a partir da proposta anual da Campanha da Fraternidade, propiciando o desenvolvimento do pensamento crítico e o exercício da cidadania.

Segundo Clari Slomp, Coordenadora da Pastoral do Colégio La Salle Carmo e idealizadora do projeto, o Festival de Cinema possibilitou aos jovens conhecer a realidade do Saneamento Básico no Brasil e em Caxias do Sul, bem como entender a sua importância para a qualidade de vida das pessoas. A Coordenadora ressalta também que o projeto despertou para atitudes de cuidado da "nossa Casa Comum, nosso planeta". De acordo com Clari, "Os educandos foram desafiados a mostrar sua capacidade e criatividade. Mostraram interesse na pesquisa desenvolvida e nos vídeos produzidos. Para o crescimento dos estudantes, cabe dizer que todo o conhecimento adquirido e a reflexão proporcionada por este projeto, se propagam nos diferentes ambientes de convivência onde estes jovens atuam. Eles tornam-se, assim, propagadores e protagonistas desta causa importante e necessária: Cuidar da Casa Comum."

O I Festival Lassalista de Cinema do Colégio La Salle Carmo contou com o apoio da Livraria Sempre Ler, que contemplou os realizadores do curta vencedor com um vale-presente. As fotos do evento poderão ser acessadas no site da Foto Itália. Para mais informações sobre as fotos, escreva para rogerio@fotoitalia.com.br.

Acesse AQUI a galeria de fotos do evento.

Tópicos

Pastoral