22/03/2016

Semana Santa 2016 na Rede La Salle

A Páscoa é um dos períodos de maior relevância no calendário cristão. É quando se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. A Semana Santa, por sua vez, são dias dedicados a celebrações e orações.

Na Rede La Salle, estes dias são celebrados com alegria nas Comunidades Educativas, envolvendo alunos, educadores, Irmãos, colaboradores e demais integrantes da Família Lassalista. Em âmbito Pastoral, são realizadas as atividades especiais da Páscoa Jovem.

Desenvolvida pela Pastoral Provincial Lassalista, a Páscoa Jovem é destinada às crianças, aos adolescentes e aos jovens estudantes nas Comunidades Educativas. Essa iniciativa proporciona um momento para compreender o significado da experiência humana da morte e da vida no amor, por meio da experiência Pascal de Jesus Cristo, e vivenciar o mistério Pascal em uma dinâmica juvenil.

"A Páscoa é o centro da fé cristã. É um tempo de olhar para o Projeto de Jesus e refletir sobre o próprio projeto de vida e como podemos contribuir para um Projeto de Sociedade", disse Ir. Éder Polido, Coordenador de Pastoral da Província.Além das iniciativas da Páscoa Jovem, outras atividades marcam a data.

O Unilasalle, de Canoas/RS, por exemplo, terá atividades envolvendo os colaboradores e seus familiares. Intitulado a “Páscoa é renascimento, vida e transformação”, o evento, que irá acontecer dia 23/03, conta com uma tarde especial, em que filhos, enteados, netos e sobrinhos de funcionários, estão convidados a passar uma tarde na Instituição, conhecendo o local, realizando atividades de lazer orientadas e partilha de lanche. Após, todos estão convidados para a Celebração de Páscoa.

Em Lucas do Rio Verde/MT, a Faculdade La Salle realiza, pelo terceiro ano consecutivo, a Páscoa Solidária, que tem como objetivo beneficiar comunidades carentes por meio de doações, além de despertar nos acadêmicos o desejo e a necessidade de dar continuidade a esse trabalho.

Já no La Salle Carmo, em Caxias do Sul/RS, a Pastoral do Colégio promove o Gesto Concreto de Páscoa, que também auxilia crianças carentes. A ação conta com a colaboração das famílias para arrecadar doações para a Pastoral da Criança São Luís da 6ª Légua.

No La Salle Águas Claras/DF, a ressurreição de Cristo será celebrada em orações, no início das aulas, e em uma apresentação dos alunos, aberta ao público, que é a Via Sacra. O evento revive a trajetória de Jesus e desperta o sinal vivo da misericórdia de Deus, compartilhando gestos de amor.

Em São Miguel do Oeste/SC, os alunos do La Salle Peperi estão trabalhando o significado da Páscoa e realizando encenações a respeito da história de Jesus. Já no La Salle Xanxerê, também em Santa Catarina, o Setor de Pastoral organizou atividades por níveis de ensino, que vão desde a “chegada do coelho”, até a confecção de cestas e estudos sobre os símbolos da Páscoa.

Estudantes, professores e colaboradores, voluntários do La Salle Abel, de Niterói/RJ, junto com Voluntários do Núcleo de Ação Comunitária, confeccionaram ovos para doação ao Instituto Nacional do Câncer. A iniciativa visou adoçar a vida de crianças que se tratam da doença no Inca. Por fim, entre funcionários e professores reuniões de preparação para a Páscoa contaram com orações e momentos de fraternidade. Também foi oferecida confissão antes da Semana Santa.

Acompanhe neste Portal outras notícias sobre a Páscoa 2016 na Rede La Salle e acesse também os sites das unidades!