Imagem da Campanha da Fraternidade 2016
Marcando o início da Quaresma e a preparação à Páscoa, a Campanha da Fraternidade foi lançada nesta Quarta-feira de Cinzas, 10 de fevereiro, e coloca em discussão assuntos preocupantes à sociedade: o saneamento básico, o desenvolvimento, a saúde integral e a qualidade de vida aos cidadãos. Iniciativa de evangelização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica, a CF objetiva, como preparação especial neste período e ao longo do ano, chamar atenção para assuntos negligenciados pela população.
O projeto de 2106 tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.21) e alerta para o atual modelo de desenvolvimento que está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, sobretudo dos mais pobres. De acordo com dados divulgados pelo Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), mesmo entre as maiores economias do mundo, o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. O País tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água, do esgoto e, também, à coleta de lixo.
Para o Diretor de Missão, Ir. José Kolling, o tema deste ano é “Um tema que é recorrente e vem fortalecer o esforço, a consciência de um novo olhar e novas atitudes em relação ao nosso nicho ecológico. A Campanha vem reforçar o desafio de assumirmos a responsabilidade sobre nossos atos no cuidado com a nossa casa comum. É um esforço concentrado neste período da Campanha em revermos nossos valores, nossas atitudes e o desafio de pensarmos o futuro de modo proativo e criativo. O tema também contribui no desenvolvimento de uma concepção mais holística e sistêmica de nossa presença no mundo”, diz.
Na Província, cada Comunidade Educativa e Formativa é desafiada a aderir, a estudar, a aprofundar a temática e usar da criatividade, da ousadia e do comprometimento no desenvolvimento dos objetivos da própria campanha. Em âmbito pastoral, as Comunidades Educativas Lassalistas vivenciam o tema da CF 2016 reconhecendo-se como Igreja evangelizadora e construtora de novas concepções e práticas. Segundo o Coordenador de Pastoral da Província La Salle Brasil Chile, Ir. Eder Polido, “As Comunidades Educativas Lassalistas vivenciam o tema da CF 2016 reconhecendo-se como Igreja evangelizadora e construtora de novas concepções e práticas. Nessa perspectiva, a Pastoral da Rede La Salle, enquanto serviço de evangelização e de protagonismo, aborda a CF em diversas ocasiões: Semanas Pedagógicas, Abertura de ano letivo, Jornadas de Formação com os estudantes etc. A temática da CF é desenvolvida por meio de diferentes formas: vídeos textos, dinâmicas de grupo, palestras, gincanas, entre outros, fato que nos torna mais próximos da Igreja e da comunidade local.”
Na imagem de divulgação oficial da CF chamam atenção silhueta de pessoas unidas, com boa vontade, ao redor de um globo, que representa o mundo e a vida. Ainda, na imagem, é possível percebermos que a situação é observada por alguém de fora, com um olhar de esperança.
HISTÓRIA – Desde 1964, a CF tem sido uma atividade ampla de evangelização, desenvolvida especialmente na Quaresma para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, no processo de transformação da sociedade a partir de uma problemática específica. Entre os temas já apresentados estão: “Fraternidade no Mundo do Trabalho” (1978), “Educação e Família” (1994), “Fraternidade e Amazônia” (2007), “Fraternidade e Juventude” (2013) e “Fraternidade: Igreja e Sociedade” (2015).
Veja a Oração da Campanha da Fraternidade 2016:
Eis, ó meu povo o tempo favorável
Da conversão que te faz mais feliz;
Da construção de um mundo sustentável,
“Casa Comum” é teu Senhor quem diz:
Refrão:
Quero ver, como fonte o direito a brotar,
A gestar tempo novo: e a justiça,
Qual rio em seu leito, dar mais vidapra vida do povo.
Eu te carrego sobre as minhas asasTe fiz a terra com mãos de ternura;
Vem, povo meu, cuidar da nossa casa!Eu sonho verde, o ar, a água pura.
Te dei um mundo de beleza e cores,
Tu me devolves esgoto e fumaça.
Criei sementes de remédio e flores;
Semeias lixo pelas tuas praças.
Justiça e paz, saúde e amor têm pressa;
Mas, não te esqueças, há uma condição:
O saneamento de um lugar começa
Por sanear o próprio coração.
Eu sonho ver o pobre, o excluído
Sentar-se à mesa da fraternidade;
Governo e povo trabalhando unidos
Na construção da nova sociedade.
Saiba mais sobre a CF 2016 em: www.cnbb.org.br.