17/09/2015

Institucional

3º Painel da Comissão de Formação e Vida Consagrada

3º Painel da Comissão de Formação e Vida Consagrada

Com o intuito de avançar no tema “Partilha do Carisma”, pensando em formas e modalidades mais adequadas para a Província La Salle Brasil-Chile, Irmãos e colaboradores reuniram-se na 3ª edição do Painel da Comissão de Formação e Vida Consagrada, no Colégio La Salle São João, para analisar e discutir a primeira versão do documento da “Proposta de Partilha do Carisma Lassalista”.

Coordenado pelo Diretor de Formação, Ir. Marcelo Salami, o 3º Painel foi organizado da seguinte forma: breve regaste dos dois painéis já realizados: A Província como Agente Formador de Irmãos e Leigos (1º painel) e A Mística de Ser Lassalista (2º painel); momento de espiritualidade; apresentação da 1ª versão do documento da proposta de partilha de carisma; memória histórica de La Salle como padroeiro dos professores; discussão da proposta em grupo, e apresentação de sugestões em plenária.

O Ir. Edgar Nicodem apresentou a proposta de partilha de carisma, a partir das considerações do 45º Capítulo Geral, do 1º Capítulo Provincial, documentos da Igreja e das próprias experiências realizadas nas comunidades educativas lassalistas. Ressaltou que a partilha de carisma não é apenas um tema teórico. Na prática, participamos da partilha de carismas por meio de diversos níveis, que abrangem desde a missão educativa, no sentido amplo, até as comunidades lassalistas intencionais.

Dentre os 42 participantes do Painel, o Ir. Pedro Ruedell foi presença inspiradora para todos no encontro. Realizou memória histórica de La Salle como Patrono do Magistério Público do Rio Grande do Sul (1958), e participou ativamente com ideias e sugestões no grupo de discussão.

As sugestões advindas deste 3º painel serão ainda enriquecidas pelas contribuições de outras instâncias da Província: Conselho da Missão Educativa Lassalista; Conselho Provincial, Comunidades Religiosas e Educativas, e outros grupos de formação. A estimativa é que uma proposta definitiva esteja pronta antes do final do mês de novembro/2015.

A temática deste 3º Painel fechou o ciclo dos painéis de 2015, coordenados pela Comissão de Formação de Vida Consagrada, que agradece a participação de Irmãos e Leigos. Com suas sugestões, adicionaram elementos enriquecedores aos debates.

 

< voltar