10/09/2015

XVII Lassalíada estimula competição saudável

Entre os dias 4 e 7 de setembro, o Colégio La Salle Abel, de Niterói/RJ, recebeu a 17ª edição da Lassalíada, evento que reúne, de tempos em tempos, as Comunidades Educativas da Rede La Salle para vivência esportiva, social e cultural, promovendo o desenvolvimento do cidadão e a integração entre estudantes.

A competição deste ano, que também integrou a programação de comemorações pelos 60 anos do La Salle Abel, contou com a participação de cerca de 250 atletas, de 13 a 15 anos, das seguintes unidades lassalistas: Águas Claras (DF), Botucatu (SP), Brasília (DF), São Carlos (SP) e o anfitrião, Abel (RJ). Durante três dias, competiram nas modalidades: Basquete, Handebol, Futebol Society e Futsal.A abertura do evento contou com a presença dos Irmãos Diretores e/ou representantes dos colégios participantes; do secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Bruno Bezerra de Menezes Souza, ex-aluno do La Salle Abel e ex-atleta olímpico do handebol, e de familiares.

A solenidade contou ainda com o tradicional desfile das delegações, iniciado pelo aluno Bruno de Carvalho Gueiros, que carregou a placa da 17ª Lassalíada; uma bela apresentação de dança das alunas do Ensino Fundamental, coreografada pela prof.ª Berenice Martins; uma emocionante apresentação da Orquestra La Salle, sob a batuta do maestro Henrique Manso Junior; o Juramento do Atleta, conduzido pelo estudante Kevin Marinho Moreira; além da leitura de uma mensagem especial enviada pelo Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Irmão Edgar Nicodem. Também houve a Declaração de Abertura Oficial dos Jogos, feita pelo Diretor do La Salle Abel, Irmão Marcelo Piantkoski.

A 17ª edição da competição foi marcada por uma disputa amigável entre os jovens atletas, que deram o seu melhor nas quadras e nos campos, mas sem deixar de lado o companheirismo. Vale ressaltar que não há vencedores na Lassalíada, todos saem vitoriosos: os colégios com seus troféus e os atletas com suas medalhas.

“O principal objetivo do evento é a integração entre as unidades de ensino, estimulando a amizade entre esses alunos atletas. Por isso, a competição e a disputa entre eles não são fomentadas. Nós não cobramos resultados, apenas comprometimento”, explicou o coordenador de Esportes do La Salle Abel, João Álvaro Martins.

O Encerramento da Lassalíada contou com um momento de espiritualidade, conduzido pelo coordenador de Pastoral, prof. Leonardo Borba, seguido pela entrega das medalhas e dos troféus às delegações dos cinco colégios participantes. Irmão Marcelo Piantkoski declarou então os jogos encerrados e, ao fim da solenidade, a chegada da Sinfônica Ambulante surpreendeu e contagiou a todos. Foi, sem dúvida, uma despedida para ficar na memória!

Veja mais clicando aqui.