26/08/2015

Alunas propõem projeto de reciclagem em Canoas/RS

Alunas propõem projeto de reciclagem em Canoas/RS Estudantes estiveram na Câmara de Canoas

No dia 20 de agosto, um grupo de estudantes do Colégio La Salle Canoas/RS apresentou um projeto sobre reciclagem de bitucas de cigarro para o presidente da Câmara do município, Paulo Ritter.

Na ocasião, estudantes explicaram sobre o descarte inadequado destes resíduos pelas ruas da cidade, o que causa danos ambientais como contaminação da água, do solo e dos lençóis freáticos. De acordo com o grupo, a falta de consciência da população em relação a este ponto agrava ainda mais o cenário ambiental.

O trabalho, que foi desenvolvido pelas alunas Fernanda Garcia, Marina Gonçalves, Fernanda Mattos, Manuela Guimarães e Mariana Trevisol para a Exposição do Colégio La Salle Canoas – Expocol, ganhou incentivo das professoras de Física e Química Cláudia Quintana e Débora Perônio para que fosse apresentado não somente na escola, mas também para a Prefeitura de Canoas. A proposta das alunas é criar um “Coletor de bitucas” – também construído a partir de materiais recicláveis como gabinetes de computadores – e distribuí-lo em vários pontos da cidade: paradas de ônibus, hospitais e prédios públicos.

O coletor reciclável será uma maneira de combater a poluição das ruas por meio do descarte consciente e será utilizado como ferramenta no processo da educação ambiental.

Outra vantagem da coleta destes resíduos é a possibilidade de reciclá-los e de transformá-los em outros materiais. Segundo as estudantes, já existem empresas que têm o propósito de transformar todas as bitucas de cigarro recolhidas a partir do coletor em novos sólidos, como plástico, por exemplo, reciclando e tornando esses microrresíduos, considerados como lixo, em produtos úteis.

Conheça mais sobre essa e outras iniciativas do La Salle Canoas em: www.lasalle.edu.br/canoas.