17/06/2015

Encontro de Grêmios Estudantis Lassalistas do Chile

Encontro de Grêmios Estudantis Lassalistas do Chile Estudantes Chilenos

No mês de junho, no Colégio São Gregório de La Salle, situado em Santiago do Chile, 54 jovens das diretorias dos Grêmios Estudantis de 6 dos 7 centros educativos lassalistas chilenos se reuniram com o objetivo de aprofundar a identidade lassalista e fortalecer a unidade dos Grêmios Estudantis pertencentes às obras educativas do Chile.

Os líderes estudantis lassalistas vieram acompanhados de seus assessores, diretores e Irmãos dos colé-gios La Salle: Colégio De La Salle de Temuco, Colégio De La Salle de Talca, Colégio São Gregório De La Salle de La Granja, Instituto La Salle de La Florida, Colégio De La Salle de La Reina e Escola São Lázaro De La Salle de Santiago.

Na programação do encontro, os jovens participantes foram convidados a conhecer o que cada Grêmio Estudantil Lassalista realiza em sua obra educativa, a identificar na própria realidade as formas de par-ticipação existentes em cada unidade, a projetar estratégias e a compartilhar ideias e sugestões.

Na parte da manhã se fez presente o Irmão Carlos Jamade, Representante do Irmão Provincial no Chile. Baseado no lema de 2015 dos centros educativos lassalistas chilenos – “Somos chamados a servir, não podemos responder não” – exortou os jovens presentes a aprofundar sua vocação de serviço e desenvolver uma liderança audaz que promova o bem comum, num ambiente alegre e fraterno.

Seguindo a programação, as diretorias dos Grêmios Estudantis, junto com seus assessores e diretores presentes, refletiram e partilharam sobre a liderança como um serviço efetivo à Comunidade Escolar, as características de um Grêmio Estudantil Lassalista que promove a participação e o bem comum, bem como sobre as tarefas fundamentais que realizam em benefício de seus companheiros de colégio e escola.

No final do dia, em ambiente de oração, os jovens participantes foram enviados de volta a seus respectivos centros educativos com a missão de continuarem exercendo sua função de animação, numa atitu-de de serviço permanente.