18/02/2015

Campanha da Fraternidade 2015

Nesta Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, é lançada em âmbito nacional a Campanha da Fraternidade 2015 (CF) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica. Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a CF busca recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade.

Na Rede La Salle, cada Comunidade Educativa é desafiada a aderir, a estudar, a aprofundar a temática e usar da criatividade, da ousadia e do comprometimento no desenvolvimento dos objetivos da própria campanha. “O tema da CF de 2015 está intimamente vinculado com a nossa finalidade e missão educativa, atendendo e superando as fragilidades humanas como presença de Igreja, inseridos nos diversos contextos sociais. Cada Comunidade Educativa avalia o alcance de sua capacidade de atuar e estender a outros públicos seu comprometimento com a Campanha”, afirmou o Ir. José Kolling, Diretor de Missão da Rede La Salle.

Em âmbito Pastoral, as Comunidades Educativas Lassalistas vivenciam a Campanha reconhecendo-se como Igreja evangelizadora e construtora de novas concepções e práticas. “A Pastoral da Rede La Salle, enquanto serviço de evangelização e de protagonismo, aborda a proposta em diversas ocasiões, como: Semanas Pedagógicas, abertura de ano letivo e Jornadas de Formação com os estudantes, entre outras. A temática é desenvolvida por meio de diferentes formas: vídeos, textos, dinâmicas de grupo, palestras e gincanas, nos tornando mais próximos da Igreja e da comunidade local”, exemplificou o Ir. Éder Polido, Coordenador de Pastoral da Província La Salle Brasil-Chile.

Com o Papa Francisco, a Igreja tem centrado esforços para fazer-se mais próxima dos fiéis, introduzindo uma dinâmica mais humana e solidária. A temática da CF para 2015 alia-se ao exemplo do Santo Padre e à memória de São João Batista de La Salle, que evangelizou e levou a mensagem de Jesus Cristo na realidade em que viveu, por meio da educação humana e cristã.

“São João Batista de La Salle, na sua época, teve esta intuição e esta leitura do contexto social e soube à luz da fé, discernir frente às carências, sobretudo, das crianças e jovens, respostas inovadoras e audaciosas. E a resposta de La Salle foi a formação de professores, a abertura de escolas e com os primeiros Irmãos que se associaram ao seu projeto”, disse Ir. Kolling.

Para Ir. Éder, La Salle também valeu-se da criatividade e da audácia para garantir a continuidade da Obra Lassalista. “Permanece o convite a cada um de nós para sermos evangelizadores e construtores da Fé, da Fraternidade e do Serviço”, considerou.

História – Desde 1964, quando obteve abrangência em caráter nacional, a CF tem sido uma atividade ampla de evangelização. Entre os temas já apresentados estão: “Fraternidade no Mundo do Trabalho” (1978), “Educação e Família” (1994), “Fraternidade e Amazônia” (2007)” e “Fraternidade e Juventude” (2013).

Saiba mais sobre a CF 2015 em: www.cnbb.org.br.