16/04/2014

Institucional

Tríduo Pascal: significado

Tríduo Pascal: significado

A Semana Santa é um dos períodos de maior relevância no calendário cristão. Na liturgia romana, o Tríduo Pascal – ou os três dias que antecedem a Páscoa – tem início na celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, na missa vespertina, terminando com o domingo de Páscoa. São dias dedicados a celebrações e orações especiais. Entenda a importância de cada um deles: 

QUINTA-FEIRA SANTA – Esse é o dia em que é relembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que foi instituída a eucaristia. É também o dia em que Cristo lavou os pés de cada um de seus seguidores. Na Quinta-feira Santa é comemorada a última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Esta celebração acontece geralmente no período da noite, por volta de 20h, podendo variar um pouco em cada Paróquia.

SEXTA-FEIRA SANTA – À tarde, a Igreja celebra a Paixão, o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário, sua morte e crucificação. Nesse dia não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas ou adornos. As pessoas costumam, em sinal de respeito, não comer carne. Na Sexta-feira Santa a Igreja recorda a Morte de Cristo por uma celebração da Palavra de Deus, constando de leituras bíblicas, de preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental. 

SÁBADO SANTO –  A Igreja está em silêncio e meditação. Uma forma de acompanhar a morte de Jesus e esperar sua ressurreição. À noite, acontece a vigília pascal, ou seja, os cristãos rezam, esperando o grande dia: a Páscoa. 

DOMINGO DE PÁSCOA – Mais conhecido como o dia de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico. A Igreja se reúne para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte. A ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada. Por isso é dito que a Páscoa é renascimento! 

Fonte: Pe. Leandro Padilha – Arquidiocese de Porto Alegre/RS 

< voltar