05/04/2024

Inteligência Artificial e Inclusão é tema de Webinar

Na última quinta-feira, 04/04, aconteceu o webinar "Inteligência Artificial e Inclusão", um evento online transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da Rede La Salle e aberto ao público. O objetivo principal da iniciativa era compartilhar conhecimento, especialmente com professores que lidam com estudantes com necessidades específicas, sobre recursos de inteligência artificial (IA) para promover a inclusão e a acessibilidade curricular.

Para ampliar a compreensão sobre como a IA pode ser uma aliada no processo educacional inclusivo, o webinar contou com a participação de quatro apresentadores: Adriene Antunes Passoni, Assessora em Educação Inclusiva da Rede La Salle Brasil; Gabriel Schineider, Professor de Física e coordenador de Robótica Educacional no La Salle São João; Marjorie Eduarda Bruggemann, Analista de Informática Educativa no Colégio La Salle São João e Meriele Silva, Assessora em Tecnologia Educacional da Rede La Salle Brasil.

Durante o evento, foram abordados diversos temas relevantes, incluindo os conceitos básicos da inteligência artificial, suas aplicações na educação inclusiva, recursos e ferramentas disponíveis para a sala de aula, bem como os desafios e oportunidades éticas e sociais associados ao uso da IA no contexto educacional.

Os apresentadores também falaram da importância de enxergar além dos diagnósticos e reconhecer as potencialidades individuais de cada estudante, utilizando a IA como uma ferramenta para eliminar possíveis barreiras e promover um desenvolvimento integral.

Seminário de Educação Inclusiva

A temática da inclusão na educação é importante e ampla. Por isso, a Rede La Salle vai continuar falando sobre o assunto. No dia 18/05, acontece o Seminário de Educação Inclusiva da Rede La Salle Brasil, de forma presencial e online, na Universidade La Salle, em Canoas/RS. Mais informações sobre o evento serão divulgadas em breve.