11/11/2019

Reunião preparatória à AIMEL 2020

Teve início no dia 11 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS, a reunião preparatória à Assembleia Internacional da Missão Educativa Lassalista (AIMEL) em 2020. O encontro, que irá se estender até o dia 15 de novembro, tem como objetivo definir as propostas para a construção do futuro da Missão Educativa Lassalista que serão levadas pela Região Latino-Americana Lassalista (RELAL) para o evento da AIMEL, que acontecerá entre os dias 4 e 15 de maio de 2020, em Roma.

Mais de 40 pessoas, representantes das oito Províncias da RELAL, estão participando da reunião preparatória à AIMEL. Pela Província La Salle Brasil-Chile, estão participando o Provincial, Ir. Olavo José Dalvit, o Diretor de Missão, Ir. Jorge Alexandre Bieluczyk e os representantes da Educação Básica no Brasil e no Chile, Maria Elisa Schuk de Medeiros e Santiago Amurrio Silva, respectivamente.

O tema escolhido para esse encontro, é o mesmo que será trabalhado na própria AIMEL: Identidade, Vitalidade, Transformação. Segundo a mensagem enviada pelo Superior Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristas, Ir. Robert Schieler, o tema identifica três questões fundamentais para a história em andamento da Associação Lassalista. "Amadurecer em nossas vocações lassalistas mútuas, levando a vidas e estruturas transformadas para a vitalidade contínua da Missão Lassalista", explicou o Ir. Robert.

Para cada Província da RELAL, foram solicitados três projetos que são executados por unidades lassalistas e que exemplificam, por meio de ações, as três palavras do tema do evento. Com todas as Províncias reunidas, serão votados um projeto para cada categoria a fim de levá-los como contribuição para Roma. Pela Província La Salle Brasil-Chile, estão participando da votação os projetos: El Comedor Solidario (Identidade), EduEmprèn Brasil (Vitalidade) e o Ser Solidário (Transformação).

Na fala do Secretário da Missão Educativa do Instituto, Ir. Nestor Anaya Marin, ele destacou a atuação da Missão Lassalista no Brasil com um olhar de fora do país. “O Brasil tem uma Missão muito forte onde os colaboradores participam ativamente com os Irmãos. Há um entendimento, há uma visão profissional da nossa Missão, há um equilíbrio entre a sustentabilidade econômica e a sustentabilidade entre as pessoas. Creio que o Brasil tem os elementos necessários para continuar crescendo e exercendo com excelência a Missão Educativa Lassalista”, concluiu.

Em conversa com o Secretário Regional da Missão, Ir. Carlos Castañeda, ele comentou sobre prospecções futuras para a Missão Educativa, apesar de cada região ter um contexto diferente de educação cristã: “Buscamos cenários para sermos mais significativos como escola de animação católica a fim de contribuir ainda mais na construção de uma sociedade mais fraterna”, explicou.

Ao longo dos dias, a reunião irá abordar mais assuntos relacionados à Missão que serão levados para a AIMEL 2020.