25/07/2019

Seminário de Pedagogia Lassalista para o século 21

No dia 12 de julho, no Colégio De La Salle de La Reina, em Santiago, no Chile, e no contexto das celebrações do Tricentenário da páscoa de São João Batista de La Salle, mais de 270 educadores lassalistas provenientes das sete Comunidades Educativas Lassalistas chilenas estiveram reunidos no Seminário de Pedagogia Lassalista.

Na oportunidade, foi refletido sobre os desafios que vão surgindo no desenrolar dos afazeres docentes, em particular a partir da perspectiva e do carisma de nossa instituição. Com a valiosa contribuição de Irmãos e Colaboradores leigos, todos os presentes foram convidados a contemplar como o trabalho educativo nascido de São João Batista de La Salle exige o diálogo permanente, a abertura às novas realidades e a certeza dos valores transcendentes que inspiraram e sustentaram essa tarefa e missão ao longo de mais de 300 anos de nossa história.

O convite foi de desenvolver os seguintes objetivos como comunidades de aprendizagem:

- Refletir sobre os desafios da educação lassalista no Chile para responder às demandas da sociedade global e local.

- Visualizar caminhos audazes e inovadores que permitam dar respostas às necessidades educativas dos estudantes que atualmente se encontram em nossas escolas e colégios.

- Aprofundar-nos no estilo educativo lassalista como alternativa para responder aos desafios educativos da atualidade.

- Compartilhar as boas práticas educativas que se implementam nos centros educativos para o alcance das aprendizagens dos estudantes.

"Finalmente, como dissemos no encerramento do encontro, a responsabilidade de transformar toda esta rica reflexão em ações concretas é nossa, como herdeiros atuais e continuadores do ministério lassalista iniciado em 1680 por La Salle e seus primeiros Irmãos", completou o Hno. Eduardo Muñoz Tillmanns, representante do Irmão Provincial no Chile.