31/05/2019

Lassalistas se reúnem em prol da Amazônia

Aconteceu, entre os dias 20 e 24 de maio, em Tabatinga, na Amazônia – tríplice fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru – um encontro entre Irmãos Lassalistas, leigos e religiosos de outras congregações, com o objetivo de discutir possibilidades de ações voltadas para a Amazônia.

O primeiro momento da reunião consistiu na partilha de projetos e experiências dos participantes e dos religiosos que atuam na tríplice fronteira: Maristas, Ursulinas, Franciscanas do Coração de Maria, Cônegas de Santo Agostinho e Jesuítas. Posteriormente, foi dedicado um tempo para estudo da realidade amazônica: questões indígenas, ecumenismo, narcotráfico, destruição da floresta, tráfico de pessoas, condições de desigualdades, pobreza extrema, movimentos migratórios, entre outros.

Ao final do encontro, foi construído um texto sob o enfoque do VER, DISCERNIR E AGIR na Amazônia, visando aumentar a atuação dos Irmãos e leigos das Comunidades Educativas Lassalista, colocando seu Carisma como meio de sensibilização e compromisso com a ecologia integral – que integra o ser humano, a sociedade e o planeta.

Segundo o Irmão Plácio José Bohn, diretor do Colégio La Salle Zé Doca, no Maranhão, a fragilidade e a vitalidade da vida na região amazônica devem ser enfrentadas corajosamente. “Junto com outras congregações, com a Igreja e com toda a sociedade, somos chamados a assumir este projeto que, mais do que nunca, é importante para a Igreja e para a sociedade. Devemos ser corajosos e audazes para responder de forma criativa e diversificada, onde a vida está sendo chamada em sua fragilidade”, destacou o Irmão.

Vale lembrar que a região abriga uma série de povos que sobrevivem dos recursos naturais oferecidos pela biodiversidade amazônica: estima-se que mais de 370 comunidades indígenas e um total de 33 milhões de indivíduos vivam na floresta ou da floresta, números que mostram a importância da região.

Entenda a presença Lassalista na região amazônica

Inaugurada em janeiro de 2018, a Comunidade La Salle Tabatinga, no Amazonas, é resultado do 45º Capítulo Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. No encontro, o Instituo orientou que cada uma de suas Regiões abrisse uma comunidade em lugar de fronteira ou periferia. Com isso, a Região Latino-Americana Lassalista (RELAL), após um processo de discernimento, optou pela tríplice fronteira Brasil (Tabatinga), Colômbia (Letícia) e Peru (Santa Rosa).