09/11/2018

Superior Geral em visita à Província Brasil-Chile

Entre os dias 28 de outubro e 03 de novembro, o Irmão Robert Schieler, Superior Geral do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, e o Conselheiro Geral para a Região Latino-Americana Lassalista (RELAL), Irmão Paulo Petry, estiveram no Brasil visitando algumas Comunidades Educativas e Religiosas da Província La Salle Brasil – Chile.

A série de visitas iniciou em Ananindeua/PA, no dia 30 de outubro, onde os Irmãos puderam partilhar experiências com os Pré-Postulantes e Irmãos de Ananindeua e Zé Doca/MA.

No dia 1º de novembro, o primeiro compromisso do Irmão Superior foi na Casa de Saúde Nossa Senhora da Estrela – residência destinada a acolher os Irmãos quando precisam de maiores cuidados à saúde - em Porto Alegre/RS. No local, o Irmão pôde agradecer, aos Irmãos da Comunidade, pela fidelidade e pelo testemunho de Vocação Lassalista que ainda expressam por meio de suas orações.

Logo após, a visita foi no Colégio La Salle São João, em Porto Alegre/RS. Na ocasião, o Irmão teve uma conversa com os professores da unidade e um encontro com os alunos líderes de turmas de algumas Comunidades Educativas de Porto Alegre e Região Metropolitana.

No dia 02 de novembro, feriado de Finados, a manhã foi marcada pelo encontro com os Irmãos Lassalistas, na Universidade La Salle, em Canoas/RS. Após uma celebração eucarística, em homenagem aos Irmãos, ex-alunos e colaboradores falecidos, os Irmãos ouviram, atentamente, a palavra do Ir. Robert, sobre as perspectivas para o futuro do Instituto. Na parte da tarde, o encontro foi com os Jovens Formandos, na Comunidade La Salle Niterói, em Canoas/RS. A visita foi marcada por uma roda de conversas e trocas de experiências a respeito da Vida Religiosa Consagrada e da importante missão de ser um Irmão Lassalista.

No dia 03 de novembro, o encontro foi destinado aos colaboradores da Rede La Salle. No auditório do Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre/RS, mais de 190 colaboradores se fizeram presentes na Comunidade Educativa. Em sua fala, o Ir. Robert expressou imensa gratidão ao papel dos educadores e comentou sobre a importância em ter leigos e leigas nas unidades escolares.

“Para mim, não só no Brasil, mas o trabalho em Rede é muito importante. Temos que crescer e focar nessa habilidade de trabalho em conjunto. Se tivermos êxito em mais essa missão, poderemos fazer muito mais pelas crianças e pelos jovens. Podemos ser uma força poderosíssima para o bem. Vejamos os números do nosso Instituto: 1.000 escolas, localizadas em 80 países diferentes, 90.000 colaboradores atuando na missão educativa, 1 milhão de estudantes tendo uma formação humana e integral. Se nós trabalharmos, cada vez mais unidos, imaginem o quanto poderemos expandir ainda mais esses números”, destacou o Irmão Robert em um dos eventos, explicando sobre a importância das crianças e dos jovens para o crescimento e permanência da educação de excelência que é conhecida ao redor do mundo.

Com o encontro junto dos colaboradores, os Irmãos, Robert Schieler e Paulo Petry, encerraram o período de estadia no Brasil. Ao todo, foram cinco dias de atividades e visitação a obras lassalistas brasileiras das regiões norte e sul, além de encontros com Irmãos, alunos e colaboradores.

Confira aqui algumas fotos dos eventos.