11/10/2013

Institucional

Ir. Provincial dedica mensagem aos professores

Ir. Provincial dedica mensagem aos professores

Em 15 de outubro é celebrado o dia que homenageia os profissionais engajados na missão de educar. Veja o depoimento do Provincial da Província de La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Jardelino Menegat, sobre a data. 


PREZADOS(AS) PROFESSORES(AS) LASSALISTAS:
Saudações em Cristo e La Salle!

Aos saudá-los(as) neste dia 15 de outubro, quando recordamos e celebramos o DIA DO(A) PROFESSOR(A), em nome da Rede La Salle desejo acolhê-los e felicitá-los pelo DIA DO(A) PROFESSOR(A). 

Vivemos numa época em que as pessoas necessitam de muito afeto, amor, e reconhecimento. O(A) Professor(a), por natureza da sua profissão, necessita oferecer muita atenção aos seus alunos(as). Sem dúvida, ao manifestar afeto, amor e reconhecimento para com seus alunos(as) ele(a) mesmo(a) recebe a retribuição de muitos(as) deles(as). Quando conseguimos deixar marcas que tocam o coração de nossos(as) alunos(as) a nossa vida passa a fazer parte da vida de cada um e cada uma desse(as) alunos(as).   

SER PROFESSOR(A) é construir conhecimentos, aprender a assimilação do que o(a) outro(a) pode oferecer com o que eu mesmo(a) possuo e coloco à disposição. Esta interação entre professor(a) e aluno(a) gera novos conhecimentos e saberes que, por sua vez, no desenvolvimento e nas interações posteriores, favorecerá para novas aprendizagens e conhecimentos.  

SER PROFESSOR(A) não é uma tarefa fácil, mas, por outro lado, é prazerosa se nos doamos por inteiro na missão de educar e aprender. No processo de aprendizagem que acontece no contexto escolar é necessário considerar dois atores de extrema importância: o(a) aluno(a), como agente ativo(a) e participativo(a) do processo da sua aprendizagem, e o(a) professor(a), como agente da mediação entre o(a) aluno(a) e a busca por novos conhecimentos.

SER PROFESSOR(A) é construir e reconstruir aprendizagens eficientes e eficazes, pois elas se desenvolvem por meio da interatividade do(a) professor(a) e do(a) aluno(a). O(A) professor(a) exercendo sua habilidade de mediador(a) da construção da aprendizagem e o(a) aluno(a) participando do processo do ensinar e aprender. Desta forma, o(a) professor(a) torna-se coautor(a) do aprender e ensinar dos(as) próprios(as) alunos(as). 

SER PROFESSOR(A) é construir e reconstruir o conhecimento com a participação do(a) aluno(a) e do(a) professor(a), o que torna possível a aprendizagem com maior significado e sentido para os sujeitos da aprendizagem.  Desta forma, o(a) professor(a) torna-se coautor(a) do aprender e ensinar dos(as) próprios(as) alunos(as), valorizando o que o(a) aluno(a) possui, cria, descobre e recria
QUERIDO(A) PROFESSOR(A)! Que bom que existe um dia reservado só para você!

Obrigado por sua dedicação à missão de educar e aprender. Que este dia o(a) ajude a crescer como pessoa e como profissional, colaborando para que o mundo daqueles que lhe são confiados seja um lugar melhor, um espaço de alegria e respeito pela própria vida e a vida do outro. Desejo que não te falte o profissionalismo e o amor do ato de ensinar e aprender a todos nós que escolhemos a missão de educar. 

FELIZ DIA DO(A) PROFESSOR(A)!

Prof. Ir. Jardelino Menegat, fsc
Provincial e Presidente da Rede La Salle 

Tópicos

Homenagem
< voltar