08/06/2018

Semana do Meio Ambiente em unidades da Rede La Salle

Na Semana do Meio Ambiente (04 a 08/06), a Rede La Salle reforçou sua preocupação com a formação de cidadãos críticos e valorosos. A preservação, a ecologia, o consumo consciente e o combate ao desperdício são algumas das temáticas trabalhadas ao longo do ano letivo nas salas de aula lassalistas. Nessa semana, em especial, aconteceram diversas atividades nas Comunidades Educativas Lassalistas que ajudaram nossos alunos a pensar o século XXI de modo sustentável. Confira alguns exemplos na Educação Básica:

No Colégio La Salle Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, os alunos do Pré I plantaram mudas de hortelã e, na sequência, tomaram um chá da mesma planta, acompanhado de um bolo de fubá, preparado por alunos e professoras. A atividade faz parte do projeto “Minha Primeira Hortinha”, que surgiu pela necessidade em despertar o interesse das crianças e conscientizá-los sobre a importância de construir hábitos de consumo saudáveis.

Em São Paulo, no Colégio La Salle Botucatu, os alunos do 5º ano produziram cartazes com textos e imagens que expressavam o quanto a sociedade tem que se preocupar e fazer a sua parte para ajudar na preservação do meio ambiente. Ao final da atividade, cantaram uma canção, contemplando a natureza, seguindo o embalo do som do violão tocado pela professora. Já os alunos do 3º ano, visitaram o Instituto Floravida, onde vivenciaram atividades em contato com a natureza.

No Rio Grande do Sul, o Colégio La Salle Canoas realizou atividades entre os dias 05 e 06/06. Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram de diversas atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente. Dentre as ações realizadas, foram destaques: a palestra da empresa ECO Brasil, fabricante de produtos de limpeza biodegradáveis; aulão de mudanças climáticas, ministrado pelas professoras de Biologia e Física; apresentações de trabalhos de alunos sobre o tema “sustentabilidade” e a palestra com a empresa Recicla RS, que teve como assunto principal os resíduos eletrônicos e o meio ambiente.

Na Educação Superior

A Faculdade La Salle Manaus convidou o diretor da empresa Descarte Correto, Alessandro Dinelli, para contar um pouco da experiência de quem trabalha, diretamente, com a reciclagem de materiais eletrônicos. Além de explicar como descartar, corretamente, uma televisão, um smartphone, um computador e outros periféricos, Alessandro também conscientizou os acadêmicos sobre a importância de reutilizar esses materiais de maneira sustentável.

Ensinar a preservar o meio ambiente é papel da Rede La Salle, pois as pequenas atitudes são o primeiro passo para cuidarmos da “casa comum” em que vivemos. Educar as novas gerações garante o futuro do meio ambiente.