29/03/2018

Voluntariado: uma ação que ultrapassa fronteiras

Nesta quinta-feira, dia 29/03, embarcam para Moçambique, na África, o casal Eider Luis Oliveira e Beatriz Helena Elert Oliveira. Eles ficarão durante este ano de 2018 a fim de realizar voluntariado nas três obras lassalistas na cidade de Beira.

A trajetória lassalista de Beatriz Helena começou em 1986, como docente, no extinto Colégio La Salle Gonzaga, em Pelotas/RS, ministrando aulas de Filosofia, História e Geografia. Após alguns anos compartilhando seus conhecimentos com os alunos, Beatriz foi convidada a ser responsável pelo Serviço de Coordenação de Turno (SCT), onde ficou até 2003.

Em 2007, no antigo Colégio La Salle Hipólito Leite e atual La Salle Pelotas, Beatriz voltou a lecionar. Exerceu a sua carreira docente até 2012, quando foi convidada a assumir, novamente, o Serviço de Coordenação de Turno. Função essa que esteve à frente até a sua aposentadoria, em 2017, totalizando 32 anos de sua vida destinado à Comunidade Lassalista.

“Sempre estive a serviço de ajudar o outro, envolvida com ensinamentos aos jovens. Criei meus filhos seguindo a educação lassalista de firmeza e ternura que ensinava aos meus alunos. Entendo que esse voluntariado é uma maneira de dizer obrigado a tudo que recebi de graças lassalistas na vida”, comentou Beatriz.

No dia 14 de janeiro de 2018, no Dia da Província, o casal foi apresentado à Comunidade Lassalista como voluntários. Esse tipo de experiência adquire um significado todo especial, nesse ano de 2018, em que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou o Ano do Laicato, sendo inspiração para outros leigos, Irmãos e Formandos a ir além das fronteiras.