23/10/2017

Debate traz reflexões sobre Novo Ensino Médio

No dia 20 de outubro foi realizado pela Rede La Salle um encontro no auditório Ir. Bruno Ruedell, da Universidade La Salle, para debater sobre o tema “Novo Ensino Médio – Caminhos Possíveis”.

Apoiado pelas Editoras Positivo e FTD, o evento foi mediado pela coordenadora da Educação Básica da Rede La Salle, Fabiane Franciscone. Contou com a presença de três palestrantes que trouxeram diferentes temáticas do assunto para educadores compreenderem um pouco mais sobre a nova proposta da Medida Provisória no Ensino Médio e algumas alternativas, analisando a Base Nacional Comum Curricular e os itinerários formativos.

O filósofo, sociólogo e professor Francisco Cordão, levou para debate o assunto A legislação do Novo Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular.

“O Ensino Médio ainda não foi implantado, efetivamente, nos moldes como foi definido pela nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela nossa Constituição. A proposta de reforma não traz uma grande novidade, mas sim, a obrigação de implantar aquilo que está decidido no projeto de nação, na Constituição, com algumas alterações. Sendo a maior delas, a possibilidade de organização de itinerários formativos. Ou seja, os alunos podem trilhar itinerários diferenciados, incluindo a educação profissional”, explicou Francisco.

Logo após, o psicólogo e professor Cleber Gibbon Ratto, docente da Universidade La Salle, ministrou uma conversa sobre a Condição Juvenil Contemporânea: formar para qual mundo?. “Pensar o Ensino Médio hoje, inevitavelmente, é pensar a condição juvenil. Sobretudo, a de metade dos jovens brasileiros, entre 15 e 17 anos que estão fora do Ensino Médio. Apenas a metade dos alunos entre estas faixas etária estão neste ensino. Os professores precisam estar engajados, frontalmente, para que isso faça sentido. Para que não seja uma mudança que chega como um pacote e que não se entregue efetivamente as suas práticas pedagógicas e a sua reflexão”, comentou Cleber.

Complementando a ocasião, foi a vez da pedagoga e professora Monica Ribeiro da Silva, que levou como temática para o encontro O Ensino Médio na atualidade: desafios e perspectivas. “O Ensino Médio vem passando por uma reforma. É fundamental que professores, gestores, inclusive estudantes, se apropriem dos rumos que esta reforma propõe. Ela tem aspectos positivos e têm outros negativos, assim, quanto mais a escola discutir e entender sobre a legislação, melhor para poder tomar decisões”, disse Monica.

“Enquanto rede de ensino, estamos sempre pensando em formas de como podemos continuar oferecendo experiências de aprendizagem aos nossos alunos e de nos planejar para atender a tais mudanças no cenário nacional a partir da própria Matriz para as Competências, a ser lançada em nossa instituição em 2018”, concluiu Fabiane, coordenadora da Educação Básica da Rede La Salle.