11/08/2016

Educação Internacional

Renovado acordo de cooperação Mesa BICE-Chile

No dia 5 de agosto, no Santuário Padre Hurtado, na cidade de Santiago do Chile, as 10 instituições que formam no país a Mesa BICE (Oficina Internacional Católica da Infância) renovaram seu compromisso firmado em 2012, assumindo os quatro princípios gerais da Convenção dos Direitos da Criança para guiar seu trabalho: não-discriminação, interesse superior da criança, sobrevivência e desenvolvimento, e participação. No agrupamento Mesa BICE-Chile, está a congregação dos Irmãos Lassalistas.

Os signatários, com esta ratificação do Convênio, deverão continuar participando no desenvolvimento de pro-postas tendentes a melhorar a legislação e políticas públicas relativas à dignidade e direitos dos meninos, meni-nas e jovens, fomentando instâncias de diálogo, reflexão e discussão desde a perspectiva cristã com as institui-ções da Igreja e da sociedade civil sobre as crianças e jovens como sujeitos de direitos.

Para Mons. Pedro Ossandón, bispo auxiliar de Santiago e Presidente da Pastoral Social Caritas, o Acordo lem-brou a resposta clara e sábia de Jesus: “Todas as instituições estão precisamente ajudando a encontrar Deus, Jesus Cristo em cada criança”. O encarregado da área de incidência no Vicariato para a Educação, Marcelo Neira, avaliou a renovação da assinatura a favor daqueles que mais o necessitam: “Este trabalho representa um compromisso decidido pelo qual – os que integramos a Mesa – conseguimos conciliar o desempenho profissi-onal com aquela vocação pessoal de amor pela vida, de ética, do cuidado e de um diálogo participativo com os meninos, meninas e jovens com quem nos relacionamos todos os dias”.

Ir. Francisco Márquez, representante dos Irmãos De La Salle, destacou que “esta renovação do Convênio põe de manifesto a necessidade de continuar trabalhando como uma rede pela promoção e dignidade de todos os meninos, meninas e jovens, especialmente pelos mais abandonados e em situação de vulnerabilidade. Este compromisso que assumimos hoje como Igreja nasce do chamado que Jesus nos faz no evangelho de tornar-nos responsáveis por seus prediletos, as crianças e os pobres”. Já Ernesto Reyes, dos Irmãos Maristas, assinalou: “Reafirmamos nossa disposição para impulsionar novamente esta aliança; é uma honra continuar sendo promotores deste acordo de cooperação”.

Antes de terminar a cerimônia, o estudante do Liceu Ruiz Tagle, Pablo Salinas, dirigiu umas palavras de agradecimento pelo convênio renovado: “O objetivo vai ser um pilar que nos une; isto nos convoca a cada um e nos convida a não fazer vista grossa do que passa ao nosso redor; devemos falar, conversar, olhar-nos nos olhos e nos colocar metas”.

O Convênio durará até o dia 31 de dezembro de 2019, data em que será revisado para sua renovação ou declinação.

O agrupamento Mesa BICE-Chile é formado pelas seguintes instituições da Igreja Católica:

1. Irmãos de La Salle
2. Irmãos Maristas
3. Vicariato para a Educação
4. Hogar de Cristo (Lar de Cristo)
5. Vicariato Pastoral Social e dos trabalhadores Caritas
6. Pastoral Social Caritas da Conferência Episcopal de Chile
7. Conferência de Religiosas e Religiosos de Chile
8. Rede Inaciana
9. Salesianos
10. Fundação Emmanuel

Fonte: http://www.caritaschile.org/detalle.php?id=31498.

*As escolas lassalistas do Chile e de Moçambique integram a Província La Salle Brasil-Chile.