04/08/2016

Despertando habilidades: da sala de aula para a vida

A proposta da Metodologia Mind Lab, presente em colégios da Rede La Salle, iniciou no La Salle Carazinho/RS em 2015 por meio de um trabalho experimental. Neste ano, após o levantamento entre alunos, colaboradores e famílias, o Programa MenteInovadora veio integrar o currículo da instituição, promovendo desafios e transformando, com jogos de tabuleiro, maneiras de pensar e de refletir a aprendizagem.

A Mind Lab desenvolve uma metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados ao redor do mundo no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. A metodologia baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professor Mediador.

O conceito central é que os jogos de raciocínio servem como uma ferramenta educacional muito poderosa, pois contribuem para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais e sociais.

Para o aluno Éric dos Santos, do 5º ano do Ensino Fundamental, os jogos ajudam muito no estudo. “Aprendemos o método do semáforo: parar e pensar no jogo. Gosto de jogar em casa, online, com outras pessoas do mundo”, destaca.O professor tem o papel fundamental de mediar e ajudar o aluno a refletir sobre o processo de aprendizagem e usa perguntas de mediação para desenvolver a autoconsciência e equipá-lo com os recursos e ferramentas necessários para a vida.

“Acredito que a Metodologia aplicada aumenta a capacidade dos estudantes de gerenciar questões envolvendo situações pessoais quanto à tomada de decisões, raciocínio lógico e matemático, comunicação e principalmente relacionamento, fortalecendo a postura de cidadania, legado deixado por nosso Fundador, São João Batista de La Salle. Ao mediar cada jogo, observo o entusiasmo, a concentração e a emoção de aprender, através do jogo, novos conceitos”, frisa a professora Márcia Stein, mediadora no 5º ano do Ensino Fundamental.

O apoio da Família - Em casa, o aluno pode dar continuidade aos jogos, e é muito importante o apoio da família também no processo de aprendizagem. “De tudo que eu conheci do projeto, o investimento é muito válido e nós como pais temos que fazer a nossa parte e incentivar. O foco, a visão do trabalho é muito importante e com nossa ajuda eles vão longe”, destaca a mãe Lassalista Soraia Costa Gälen.

Saiba mais em: www.lasalle.edu.br/carazinho.