21/07/2016

Ensino Médio

I Festival Lassalista de Cinema do La Salle Carmo

I Festival Lassalista de Cinema do La Salle Carmo

Aconteceu este mês o I Festival Lassalista de Cinema do Colégio La Salle Carmo. O evento, que contemplou a exibição de curtas de ficção e documentários produzidos pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio, integrou parte da programação da Jornada Literária da escola.

Um júri convidado para a ocasião teve a tarefa de escolher um vencedor dentre os 14 curtas, que tratavam da temática saneamento básico, destaque da Campanha da Fraternidade 2016: Gerson Panarotto (Diretor da Divisão de Água da SAMAE Caxias do Sul); Marcelo Carneiro (Jornalista gaúcho e Cineasta radicado no Rio de Janeiro); Marisol Santos (Apresentadora do Jornal do Almoço); Maurício Sabbi (Coordenador do Dia Internacional da Animação em Caxias do Sul); Patrícia Pereira (Gerente de Marketing do Shopping San Pelegrino) e Giancarla Brunetto (Filósofa brasileira e doutoranda em Ética e Filosofia Política pela Universidade Católica de Braga, em Portugal). 

As produções contaram com o apoio das disciplinas de Biologia, Educação Religiosa, Filosofia, Geografia, Língua Portuguesa e Sociologia, que fomentaram a discussão dos trabalhos em sala de aula.

Segundo Clari Slomp, Coordenadora da Pastoral do Colégio La Salle Carmo e idealizadora do projeto, o Festival possibilitou aos jovens conhecer a realidade do Saneamento Básico no Brasil e em Caxias do Sul, bem como entender a sua importância para a qualidade de vida das pessoas. "Os educandos foram desafiados a mostrar sua capacidade e criatividade. Para o crescimento dos estudantes, cabe dizer que todo o conhecimento adquirido e a reflexão proporcionada por este projeto se propagam nos diferentes ambientes de convivência onde estes jovens atuam", disse Clari. 

O curta Da Metamophosis, produção de um grupo de estudantes do Colégio, já está participando do Concurso Cultural de Curtas - Curta Saneamento Básico, realizado pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) em parceria com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (CCDH). 

Confira clicando aqui. 

< voltar