22/06/2016

La Salle Xanxerê utiliza xadrez em Turno Integral

O colégio La Salle Xanxerê/SC está apostando no xadrez para auxiliar no desempenho escolar de seus alunos. A atividade foi incluída ao Turno Integral e trabalha a concentração, o foco e o raciocínio lógico, por meio de cálculos matemáticos para execução dos movimentos das peças. Além disso, o projeto contempla atividades lúdicas e dinâmicas, voltadas aos valores Lassalistas, que abordam o projeto de formação do ser.

Conforme o professor de xadrez, Irmão Acássio Ribeiro, “O jogo desenvolve a criatividade, concentração, porque como é de origem medieval trabalha com o raciocínio lógico, como articular. Então, surgiu a ideia de utilizar as crianças como peças do jogo, para que eles compreendam melhor como funciona, de maneira mais prática, pois às vezes mostrar apenas no tabuleiro não é tão entendível. Assim, eles compreendem o porquê que as peças se movimentam de forma diferente”. Como tem apresentando resultados positivos, a escola pretende futuramente abrir outras turmas ofertando a atividade.