17/07/2013

Exposição marca final do semestre da Ed. Infantil

Na última sexta-feira, 12, ocorreu no salão do Colégio La Salle Niterói, o encerramento do projeto “Identidade: coisas da minha vida”, que consistiu na apresentação de uma exposição e da entrega de portfólios de trabalhos dos alunos da Educação Infantil às suas famílias. O ambiente, decorado com trabalhos produzidos com os alunos ao longo do semestre, encantou os pais.

No projeto, foi levado em consideração que as crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem se relacionam no cotidiano e os exemplos transmitidos por estes, que elas passam o “ler” e compreender o mundo. O propósito deste projeto foi facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, que a criança reconheça sua própria história de vida.

Durante todo o semestre o tema identidade foi utilizado para desafiar os alunos em diversas atividades, que resultaram na exposição e no portfólio que foi entregue aos pais na sexta-feira. O portfólio foi uma ferramenta importante para que as professoras acompanhassem a evolução dos alunos e que serve também para os pais terem a mesma perspectiva. Já as crianças, podem utilizá-lo para refletir sobre suas descobertas.

A professora Alexsandra Sousa da Rosa, da turma 011 ressaltou o êxito do projeto: “A expressão de alegria das famílias mostra o sucesso do projeto. Este é o resultado do que os alunos produziram durante todo o semestre”. A professora Jaqueline Valim, da turma 022, concordou e explicou que o trabalho serviu também para as famílias verem o que suas crianças produzem de forma coletiva: “O objetivo foi valorizar os trabalhos e mostrar para os pais aquilo que eles fazem individualmente e também de forma coletiva”.

Da mesma forma, a professora Kely Almeida da Silva, da turma 021 afirmou que o projeto foi muito produtivo e muito maior do que era esperado. “A recepção dos pais foi ótima, eles conseguiram se conectar com a proposta e aproveitar ao máximo a exposição”, disse. A professora Sílvia Sousa Guarda, da turma 003, ressaltou, além da satisfação das famílias, o prazer que as educadoras tiveram ao conduzirem o projeto: “Deu muita satisfação realizar todo este projeto, mas principalmente ver o resultado final e a recepção maravilhosa dos pais”.

A coordenadora pedagógica Adriana Becker Echeveste também ressaltou a importância da exposição como marco final do projeto. "Tivemos a oportunidade de realizar esta bela exposição como culminância do projeto desenvolvido pela Educação Infantil no 1º semestre. É o momento em que conseguimos observar a evolução das crianças. Cada conquista ao longo deste período pôde ser observada", concluiu.