02/07/2013

Mostra Literária traz autores ao La Salle Niterói

Durante toda a última semana, ocorreu a Mostra Literária do Colégio La Salle Niterói. O evento mobilizou toda a escola e, dando sequência à reportagem publicada anteriormente, confira a seguir como foram os últimos três dias da Mostra.

Programação intensa

O terceiro dia da Mostra iniciou com uma oficina sobre Mitologia Grega. A oficineira Gislene Rodrigues, da editora Paulus, ministrou a atividades para as turmas 171, 172 e 173. Logo após, às 10 horas, os alunos da turma 231 apresentaram uma Esquete Literária, referente à obra Pout-pourri de Gregório de Matos. A mesma turma apresentou também a Estátua Viva Literária. Ainda no turno da manhã, foi realizada a Oficina de MPB, ministrada por Vivian Carvalho para as turmas 211, 221 e 231.

Á tarde, a autora Léia Cassol realizou a Hora do Conto Temática com as turmas 111 e 112, falando sobre o livro Minhoquices. Logo depois, a escritora conversou com os alunos da turma 151 a respeito do livro Aventuras de Beto e Fê: Código da Luz. Léia ressaltou a importância do contato do autor com os leitores. “É neste momento que ocorre a troca de experiências. Essa proximidade favorece a compreensão das obras por parte dos estudantes, mas também é essencial para que o autor saiba como seu livro está sendo recebido pelo público”, disse.

Curtas iniciam o dia

Já na quinta-feira, 27, o quarto dia do evento foi iniciado com a exibição dos curtas produzidos pelas turmas 181 e 182. Os filmes foram assistidos pelos estudantes das turmas 161, 162 e 171 EF/9. A partir das 10 horas, as turmas 173, 181 e 182 apresentaram suas Esquetes Literárias. Já os alunos das turmas 171 e 172 realizaram a entrega de poesias.

O escritor Alexandre Brito realizou uma Hora do Conto Temática para as turmas 141 e 142. O livro apresentado foi O Museu Desmiolado. Brito respondeu às perguntas dos alunos sobre a obra e também explicou sobre o seu processo criativo e sobre os caminhos que o levaram a se tornar um autor de livros infantis.

Encerramento em grande estilo

O último dia de Mostra iniciou com uma animada Hora do Conto Temática, apresentada pelo escritor Marcelo Spalding, autor do livro As Cinco Pontas de Uma Estrela. Spalding apresentou aos estudantes das turmas 181 e 182 o processo criativo por trás de cada um dos personagens principais do livro. Ele revelou também que o título da obra estava escolhido antes mesmo que ele soubesse do que ia se tratar a história. Na sequência, ainda no turno da manhã, os alunos da turma 231 apresentaram uma Esquete Literária referente à obra Pierce Jackson. O autor Carlos Urbim também realizou uma Hora do Conto Temática no encerramento da Mostra. O escritor falou às turmas de Educação Infantil sobre o livro Saco de Brinquedos. O encerramento em grande estilo da Mostra se deu com um Sarau Literário, apresentado na noite de sexta-feira. O salão do Colégio ficou lotado na hora da apresentação.