28/06/2013

Mostra Literária mobiliza estudantes

Durante toda esta semana, ocorre a Mostra Literária do Colégio La Salle Niterói. O evento pretende, através da participação em diversas formas de manifestações artísticas e culturais, ajudar a comunidade estudantil a construir o conhecimento e despertar a imaginação.

A abertura do evento se deu na manhã de segunda-feira, 24, com um momento cívico realizado no pátio do colégio. No turno da tarde também foi realizada uma abertura oficial, durante um momento de reflexão no pátio, apresentada pela turma 132. O dia foi marcado também por uma representação do livro Eros e Psique, realizada pelos alunos da turma 173 e presenciada também pelos estudantes das turmas 171 e 172. A apresentação “Música para os Olhos!!!” envolveu os alunos da turma 181 e foi apresentada no pátio da escola durante o intervalo.

Foi no segundo dia, terça-feira, 25, que começaram as visitas de autores no colégio. O primeiro escritor a participar dos encontros foi Hermes Bernardi Jr, que foi recebido pelas turmas 121, 122, 131 e 132. O tema da conversa foi o livro Planeta Caiqueria e também o livro E um rinoceronte dobrado, escritos por Hermes e trabalhados em sala de aula com as turmas.

O autor falou sobre seu processo criativo e sobre suas motivações para se tornar um escritor. Curiosos, os alunos queriam saber as origens dos temas abordados por Bernardi em seus livros. O autor explicou que trabalha muito inspirado em lembranças de sua infância e do decorrer de sua vida, incentivando que os estudantes valorizem suas próprias histórias e vivências.

Ainda na terça-feira, foi realizada uma esquete literária referente à obra Querido John, apresentada pelos alunos da turma 231 no pátio, durante o intervalo.