21/06/2013

Concursos do meio ambiente tem vencedores divulgados

Na última terça-feira,18, foi realizada a entrega dos certificados aos vencedores dos concursos de redação e de desenho realizados durante a Semana do Meio Ambiente. A competição de redação envolveu os alunos de 8ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio. Já na categoria desenho, competiram alunos da 6ª, 7ª e 7º ano do Ensino Fundamental.

Com o tema “Práticas para o Meio Ambiente Sustentável”, ambas as competições integram um amplo projeto ambiental que envolve os alunos da Patrulha Ambiental e é coordenado pela professora de matemática Nádia Sant'anna.

Durante a entrega os alunos premiados não escondiam a felicidade enquanto eram aplaudidos pelos colegas no pátio do Colégio La Salle Niterói.

Confira os ganhadores:

Desenho: Larissa Bampi Rodrigues – turma 173

Redação: Caroline Prodanov – turma 231

Meio Ambiente – Consciência e ações sustentáveis

A preservação do meio ambiente, mais que o assunto do momento, é uma realidade que atinge a todos os cidadãos, pois está intimamente ligada as atitudes individuais com relação ao uso correto dos recursos naturais disponíveis no planeta. Pequenas atitudes diárias são capazes de promover grandes mudanças.

O desenvolvimento sustentável é o único caminho viável para a criação de uma economia voltada para a qualidade de vida das pessoas por isso, para contribuir com o uso correto dos recursos naturais e ainda economizar é verificar se o modo de energia econômica do computador está configurado, pois assim ele terá menor consumo, mesmo estando ligado. Separar o lixo, no ambiente em que trabalha ou estuda, também é uma tarefa fácil de fazer e que apresenta ótimos resultados.

Substituir lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que economizam energia e têm maior durabilidade, contribui com a preservação do meio ambiente. A criação de uma horta orgânica, que tem por objetivo introduzir alimentos sem agrotóxicos ao consumo diário melhora não só a alimentação e a conscientização, como também é fácil de realizar em qualquer ambiente.

As responsabilidades ambientais e sociais estão interligadas e não podem ser discutidas separadamente, porque a humanidade não sobreviveria sem os recursos naturais e que o uso indiscriminado e irracional de tais recursos naturais geram a degradação ambiental e mudanças significativas no ecossistema. Logo, é indispensável colaborar para que a sustentabilidade seja algo prioritário do meio comum.