07/06/2013

Provincial prestigia fim da Semana do Meio Ambiente

Na manhã do dia 7 de junho, sexta-feira, os alunos e educadores do Colégio La Salle Niterói, de Canoas, iniciaram suas atividades com a presença do Presidente da Rede La Salle e Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Jardelino Menegat.

Recebido pelo diretor do Colégio, o professor Elio Luís Liesenfeld, ele assistiu à reflexão proposta pela Patrulha Ambiental, composta pelos alunos Lucas da Silva Lemos (T. 221), Nicole Baptista Haiduk (T. 221), Gabriel Pereira Rolla (T. 231) e Luisa Souza Guglielmin (T. 211) e a professora Nadia Santanna, coordenadora do projeto. Os patrulheiros falaram aos demais alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio sobre a importância de se proteger os recursos naturais como forma de preservar o futuro das próximas gerações.

À tarde foi a vez dos alunos da Creche e do Pré 1 receberem o Provincial com uma apresentação artística. Após, ouviram o Ir. Jardelino Menegat contar sobre suas visitas nas unidades da Rede no Brasil, Chile e no continente africano, para onde ele se dirige na próxima segunda. O evento terminou com a oração do Pai Nosso como benção à viagem do Provincial.

Aproveitando a temática do Meio Ambiente, o Ir. Jardelino Menegat lembrou de sua conversa com os alunos do Colégio durante a visita realizada no ano de 2012, quando falou sobre as três características da escola lassalista: acolher, cuidar e desenvolver. "E cuidar do Meio Ambiente é cuidar das pessoas", completou.

Patrulha Ambiental

A Patrulha Ambiental é um projeto do Colégio La Salle Niterói que visa conscientizar a Comunidade Educativa a preservar através de ações cotidianas o ambiente em que estão inseridos. Realiza isso por meio de ações que capacitam um grupo de alunos que motivam e difundem a proposta lassalista de cuidado com a natureza. Visite o blog da Patrulha Ambiental e saiba mais: http://patrulhaambientallsn.blogspot.com.br/

Reflexão

O Ir. Jardelino Menegat destacou ainda a importância dos professores e propôs uma reflexão aos alunos. "Existe a frase de que o professor é aquele que cuida para que o aluno aprenda. Eu quero invertê-la hoje: o aluno é aquele que cuida para que o professor ensine. Tenho conversado com alunos e poucos são os que querem seguir a carreira de professor, e isto não é nada bom. Quem dará aula para os vossos filhos?", questionou. E finalizou o momento de reflexão salientando que todos devemos cuidar e valorizar os nossos educadores. O Provincial seguiu extensa agenda no Colégio com equipe diretiva, professores e alunos durante todo o dia em que esteve em visita à instituição (leia aqui)..