07/06/2013

Ir. Jardelino Menegat destaca papel dos educadores

O 7 de junho foi de atividades diversas no Colégio La Salle Niterói, em Canoas, durante a visita anual do Presidente da Rede La Salle e Provincial da Província La Salle Brasil-Chile, Ir. Jardelino Menegat. O dia escolar começou com hora cívica no pátio do colégio junto aos alunos de 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio e com apresentação de trabalho da Patrulha Ambiental, no encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente (veja mais aqui).

O Ir. Jardelino Menegat encontrou ainda os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental no início das aulas do turno da tarde, além de visitar algumas turmas durante o dia. Ele conversou bastante com os estudantes, abrindo espaço para manifestações e perguntas, que giraram em torno das reflexões que ele propôs durante as suas falas.

Segundo Menegat, é preciso valorizar o papel dos professores, tanto dentro das escolas lassalistas quanto no resto da sociedade, sob pena de não existirem mais educadores no futuro. “Em uma destas minhas visitas, em uma escola onde estavam se formando 100 alunos, perguntei quem gostaria de ser professor. Apenas um respondeu afirmativamente”, relatou. Ele salientou que escola, pais e alunos devem valorizar a ação e a importância dos professores. "Existe a frase de que o professor é aquele que cuida para que o aluno aprenda. Eu quero invertê-la hoje: o aluno é aquele que cuida para que o professor ensine", disse Menegat.

Durante apresentação das ações da juventude do Colégio, onde participaram os líderes de turma, dos Grupos de Jovens e do Grêmio Estudantil, o Ir. Jardelino Menegat motivou, ainda, os jovens a não serem apenas alunos, mas estudantes. “Alunos todos podem ser. Mas, precisamos nos tornarmos estudantes para alcançarmos nossos objetivos, não estudando o mínimo, somente no dia anterior às provas. Precisamos esquentar muito os bancos escolares para tornarmos nossos objetivos realidade”, incentivou. Os líderes fizeram muitos questionamentos sobre a vida escolar e a formação do professor e Irmão lassalista, que mostrou entusiasmo ao lembrar e contar sua história aos mais jovens, salientando que, mesmo trabalhando muito, faria tudo novamente pois é um homem feliz exercendo a sua missão.

Reuniões, música, entrega do primeiro caderno e teatro

Além das conversas com os estudantes, o Provincial assistiu a apresentações musicais e teatrais dos alunos. Participou, ainda, da Festa do Caderno com as turmas do 1º ano, quando os pequenos receberam seus primeiros cadernos.

Em reuniões com os funcionários e professores do Colégio, relatou como estão as obras lassalistas ao redor do mundo e entusiasmou com histórias de suas experiências nos diversos pontos do Brasil e do Mundo onde a Rede atua. Destacou, por fim, que sentiu os profissionais do Colégio focados na missão de educar e parabenizou a integração entre todos.