19/07/2019

Estudo sobre o meio ambiente - 3ºs anos

Os alunos das turmas 131, 132 e 133 estão envolvidos com o tema meio ambiente e participaram de diversas ações de conscientização e atividades sobre o assunto.

Para iniciar, eles assistiram ao filme Lórax, em busca da trúfula perdida. O filme fala sobre o desmatamento, a poluição do ar, a poluição da água e a extinção dos animais. Após o filme, os alunos refletiram sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Eles também foram desafiados a lerem no aplicativo Árvore de livros, no Jornal do Joca, reportagens importantes sobre o meio ambiente. Cada aluno escolheu uma reportagem e apresentou aos colegas, como em um telejornal! O rompimento da barragem em Brumadinho foi a notícia mais comentada.

Em mais uma atividade, os alunos receberam a irmã do aluno Ícaro, a Vitória (Biomédica), para uma excelente aula sobre micro-organismos, no laboratório de ciências da escola. Além de imagens e vídeos, ela trouxe lâminas com bactérias, amebas, protozoários e insetos para serem analisados com uma lupa. Os alunos observaram, perguntaram e participaram com alegria da aula. No final da aula, Ícaro, com muito orgulho, presenteou sua irmã com uma flor e um cartão da turma, agradecendo a aula maravilhosa que tiveram!

Por fim, eles realizaram a experiência dos fungos. Colocaram frutas dentro de um vidro com terra, para acompanhar a decomposição. Essa experiência será observada durante alguns meses e os alunos realizarão relatórios quinzenais, registrando as mudanças.

Foram diversas atividades diferenciadas que trouxeram muito conhecimento e informações sobre o nosso meio ambiente, que precisa ser preservado e cuidado com tanto carinho.