07/11/2017

Semana Artístico Literária

O Colégio La Salle Niterói iniciou a Semana Artístico Literária com uma programação diferenciada e focada no interesse dos jovens, que é vivenciada nesse período de tecnologias e acesso a informações em tempo real.

Entre os dias 06 e 10 de novembro, com a temática “Escola e Transversalidade”, vai trabalhar os eixos: Educação Ambiental |Economia, Educação Financeira e Sustentabilidade | Pluralidade Cultural |Culturas Digitais | Direitos Humanos e Cidadania.

Na manhã do dia 06/10 foi realizada a abertura oficial, com a palavra do Diretor Áure Kerbs, que enfatizou sobre a importância da leitura e cultura entre os jovens. Após, os estudantes prestigiaram a apresentação musical, de voz e violão, do jovem artística Cássio Castilhos. Durante a manhã, divididos em turmas, os alunos foram convidados a assistir a palestra Cyberbulling e Relações Saudáveis na Internet de Cristiano Goulart Borges.

Que trouxe como assunto a importância da conscientização dos jovens sobre como usufruir corretamente dos benefícios da internet, afim de perceberem a dimensão de fazer parte de um mundo permanentemente conectado, que é um dos desafios atuais, tanto para as famílias quanto para as escolas.

O cyberbullying é uma prática que envolve o uso das tecnologias de informação e comunicação para comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro. Cada vez mais comum na sociedade, especialmente entre os jovens, que navegam em alguns sites sem preocupar-se com a necessidade de segurança de seus dados e privacidade na rede.

O palestrante
Cristiano Goulart Borges é graduado em Tecnologia em Redes de Computadores (ULBRA - 2009) e pós-graduado em Segurança de Sistemas (ULBRA - 2011). Administrador de redes de computadores com experiência de 18 anos na área de Tecnologia da Informação. Atualmente, além de palestrante é analista de Segurança da Informação na PROCERGS e professor membro do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade Alcides Maya de Tecnologia, lecionando diversas disciplinas relacionadas às redes de computadores e segurança de sistemas nos cursos Tecnólogo em Redes de Computadores e Tecnólogo em Sistemas para a Internet.

Durante a tarde, os estudantes também tiveram uma abertura cheia de atrações e muito animada com a apresentação musical dos alunos da Escola de Música do La Salle Niterói, através de voz e violão, bateria e muito mais.

O destaque da abertura da Semana Artístico Literário da tarde foi e espetáculo do Grupo de Teatro Juvenil da Pocket Cultural com a peça “Precisa-se de um personagem”. Que abordou as dúvidas e anseios de pessoas que fazem da arte Cênica sua forma de expressão. Explora os bastidores que antecedem ao espetáculo e a distribuição de papéis. Com trechos de textos clássicos de Willian Shakespeare o espetáculo vai sendo "costurado" alternando um humor leve ao drama. Composto por um elenco juvenil bem dinâmico e pontuado por música clássica precisa-se de um personagem traz à cena o dia a dia de uma companhia teatral e a escolha de seus personagens.

Pocket Cultural
www.facebook.com/pocket.cultural
Coordenadores do Espaço Cultural: Sandra Ávila e Luiz Felipe Machado
Integrantes do espetáculo: Anna Luiza Dias; Arthur Lanzini; Dhayra Parulla; Giovana Lucca; Helena Pandolfo; Julia Maria Oliva; Letícia Silva; Maria Eduarda Alves; Maria Eduarda Malta; Paola Lindenau;

E para encerrar o 1º dia desta semana lúdica e cultural, ocorreu no Salão do Colégio o Sarau Literário, com a participação de 7 grupos formados pelos estudantes do Ensino Médio do La Salle Niterói. No qual trouxeram apresentação relacionadas a temática e seus eixos desta Semana Artístico Literária.

Acesse fotos AQUI!