27/08/2013

Alunos da Escola Especial Ney Gomes visitam o La Sal

A turma 231 da 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Niterói recebeu, nesta segunda-feira, 26, a visita de 20 alunos da Escola Especial Brigadeiro Ney Gomes da Silva. Os visitantes apresentaram danças e cantos da tradição gaúcha e conheceram as dependências da escola, como Capela, sala da Pastoral, biblioteca, salas de aula e dos professores, além de laboratórios, onde puderam usar o microscópio pela primeira vez. As atividades terminaram com um lanche, que serviu para integrar ainda mais os estudantes das duas instituições.

A visita foi uma retribuição à ida dos estudantes do La Salle Niterói até a escola Ney Gomes no dia 12 de junho, em um intercâmbio de experiências de aprendizagem que une as duas turmas. Segundo o diretor do colégio lassalista, Elio Liesenfeld, o projeto considera a necessidade da interação entre teoria e prática, própria da Pedagogia Lassalista, propondo um trabalho de observação, interação e integração entre os educandos lassalistas e os da Escola Especial Ney Gomes.

A professora de dança dos alunos da escola Ney Gomes, Maria da Graça, ressaltou a importância do projeto na verdadeira inclusão dos estudantes. “Isto é muito importante para o desenvolvimento social deles. O intercâmbio é maravilhoso. Inclusão é isto, é estar junto sem ver as diferenças”, disse.

O trabalho de integração, que está no seu 11º ano de existência, visa permitir o desenvolvimento dos estudantes em uma perspectiva científica de observação e descrição de dados cognitivos daqueles que muitas vezes são considerados diferentes. O trabalho também propiciou uma troca de afetividade, assim como uma vivência da espiritualidade lassalista com estas pessoas tão especiais.