22/08/2013

Estudantes visitam o DMAE

No dia 19 de Agosto, no turno da manhã, a turma 211, acompanhada pelos professores Ricardo, de Biologia, e Juliana, de Química, visitaram oDepartamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), no bairro Moinho de Ventos em Porto Alegre.

O grupo foi muito bem recebido pelos monitores, que acompanharam a turma nos processos de tratamento e distribuição da água e esgoto da região. Os alunos preencheram um relatório, no qual registraram as informações obtidas sobre a importância da água potável e sobre a relação entre saúde e água. Também foram abordados métodos de separação de misturas e substâncias adicionadas à água para torná-la potável, bem como o consumo racional da água e o estudo do esgoto.

Segundo os professores, a preocupação da utilização da água na saúde e o conhecimento dos processos físicos e químicos utilizados na sua distribuição, permite que seja desenvolvido, com a turma 211, este projeto de observação, escuta e descrição. A meta foi capacitar os alunos para utilizar da melhor maneira seu espírito crítico em situações onde apareçam os temas: água, esgoto, saúde e meio ambiente.

Os objetivos da visita, definidos pelos educadores, foram: observar e descrever processos utilizados na purificação da água, identificar métodos de separação de misturas, reconhecer formas de esterilização da água, descrever meios de se preservar a economia de água no planeta e verificar o funcionamento da estação de tratamento da água. Após a visita, os alunos entregaram um relatório.

Os professores agradecem o apoio de todos e parabenizam a turma pelo interesse e participação demonstrados.