15/08/2013

Turma 231 visita Polo Petroquímico de Triunfo

No dia 8 de agosto, alunos da 3ª série da turma 231 do Ensino Médio do Colégio La Salle Niterói, acompanhados pelos professores Ricardo de Biologia e Lilian de  Física, realizaram atividades pedagógicas em Triunfo, na Região Metropolitana. Eles visitaram a Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Corsan (Sitel) e a Estação Ambiental da Braskem, ambas no Polo Petroquímico, além de conhecerem o centro da cidade durante o almoço.

A atividade serviu para identificar processos de purificação de substâncias químicas, classificar as substâncias conforme suas funções, relacionar os processos industriais com o meio ambiente, identificar as formas de energia reutilizadas no complexo do Polo Petroquímico, identificar seres vivos que integram a comunidade do Polo Petroquímico, relacionar métodos de preservação ambiental, verificar os benefícios do petróleo para a economia mundial, analisar a estrutura do município de Triunfo como sede do Polo Petroquímico e sua geografia.

Atualmente as fontes de energia têm fomentado inúmeros questionamentos a respeito do impacto sobre o meio ambiente e a manutenção de modo de vida da população, produção e consumo. O município de Triunfo foi escolhido porque seu complexo de indústrias, bem como da  sua topografia e componentes culturais açorianos, permitem a pesquisa nestas áreas do conhecimento humano: biologia, química, energia (física) e geografia (economia e cultura).

A visita foi a culminância de projeto pedagógico que teve duas palestras; observação de vídeos; visitas a laboratórios de pesquisa (biologia e química), ao centro de Triunfo e visita com ônibus do Polo para observar as indústrias internamente; além de trilha ecológica. Finalmente será apresentado um relatório orientado do conhecimento adquirido.