08/08/2013

Projeto Gentileza gera Gentileza vence premiação

O Colégio La Salle Niterói teve um de seus projetos pedagógicos contemplados pelo Prêmio Fundação La Salle. O projeto Gentileza gera Gentileza receberá um investimento de R$ 10 mil para aplicação nas suas ações sociais.

O prêmio

Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplou projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais e Educativas da Rede La Salle estabelecidas no território brasileiro. O prêmio visa favorecer o apoio efetivo às ações que promovem o protagonismo juvenil e a garantia de direitos à juventude, privilegiando adolescentes e jovens como público alvo. Seu objetivo é reconhecer, fortalecer e estimular os projetos sociais realizados pelas Obras Educativas e Obras Assistenciais da Rede La Salle, como forma de contribuição para a transformação social das organizações e comunidades onde estão inseridas. A premiação foi um valor de R$ 10 mil para o investimento nas ações sociais contempladas.

O projeto

Com o objetivo de sensibilizar a Comunidade Educativa e Local a criar laços cotidianos de gentileza e cuidado, o Colégio La Salle desenvolve o projeto Gentileza gera Gentileza. A instituição deseja com ele mobilizar à reflexão sobre as ações cotidianas que permitem termos relações mais respeitosas, solidárias, saudáveis e verdadeiras. O projeto acontece em todos os níveis de ensino, atingindo os alunos do Colégio, uma vez que é desenvolvido durante todo o ano letivo, e também atingindo às famílias e moradores do Bairro Niterói, na cidade de Canoas, com atividades que são realizadas.

Divisão de tarefas

Cada série/ano é responsável por refletir sobre uma temática como a família, a educação, as redes sociais, o mercado de trabalho, os gêneros, as classes sociais e dentro delas propor ações práticas que gerem relações promotoras de paz em cada âmbito. Essas reflexões são partilhadas através da produção de materiais de divulgação e de ações práticas promotoras de gentileza e senso crítico. Em 2013, já realizamos a Caminhada da Gentileza pelas ruas do Bairro Niterói, onde os alunos partilharam por meio de folders, flores e conversas suas reflexões aos moradores locais, e propomos ainda esse ano, promover um dia de Ação Social.

Ações

Os cinco Grupos de Jovens e o Grêmio Estudantil possuem atuação relevante no projeto através de ações que atingem Creches Municipais e Escolas Públicas de Niterói, desenvolvendo a construção de valores e mudanças concretas nos locais referidos. Os estudantes conscientes tornam-se agentes multiplicadores de uma proposta de ‘bem viver’. O caráter profético, missionário e transformador nas dimensões da acolhida, do desenvolvimento e do cuidado são a tônica do Projeto Gentileza.