28/09/2016

Semana Farroupilha do La Salle Esmeralda 2016

Chegou ao fim a Semana Farroupilha do La Salle Esmeralda, na qual várias atividades foram elaboradas para os alunos conhecerem um pouco mais desta comemoração especial para o povo gaúcho. Entre estas destacamos:

Casal de dança:

O Sr. Paulo Bonfiglio e  Sra. Laureci Marques apresentaram tradicionais danças gaúchas encantando os alunos dos turnos da manhã e tarde. Vale registrar que a apresentação seria apenas para a tarde, porém devido ao sucesso da dupla, foram convidados a apresentar-se na parte da manhã também.  Ao final, Paulo gritou emocionado: “Viva ao Rio Grande do Sul” recebendo aplausos de todos presentes.

Dança dos alunos lassalistas:

Juntando alunos de várias turmas, a professora Gigliola Sallenave apresentou algumas danças tradicionais do RS. Vestidos a caráter e com muita disposição, os grupo coreografou as danças com muito sucesso, alegrando e emocionando os colegas e os Pais que vieram prestigiar o evento.

Prosa e poesias:

O concurso teve como critério básico a interpretação e a recitação de Prosa e Poesia. A participação de vários estudantes reforçou o sentimento nacionalista demonstrado durante esta semana comemorativa. O júri formado por professores e funcionários da Escola escolheram os três melhores declamadores que receberam um “mimo” como lembrança pela participação.

Laço no boi, baile Lassalista e roda de chimarrão;

Para alegrar a criançada do Turno da Tarde, a grande atração foi “laço ao boi”. Foi criado um boi estilizado para as crianças se divertirem atirando o laço. A brincadeira foi um sucesso e após as várias tentativas a tarde seguiu pela roda de chimarrão e pelas danças típicas gaúchas.

Degustação de comidas típicas:

Também algumas comidas típicas gaúchas e outras vindas da imigração que tiveram forte influência em nosso Estado foram lembradas por algumas Turmas, tanto no Turno da Manhã quanto no da Tarde. Os pratos preparados com carinho e cuidado foram partilhados entre os colegas. Esta foi uma forma deliciosa de integração e de aprendizagem. Dentre os pratos principais destacaram-se o sagu, a ambrosia, o arroz com leite, o mandolate, a cuca, a rapadura, etc.

Apresentação do Grupo de Dança Juvenil/ 35 CTG e Apresentação da Indumentária e costumes gaúchos:

Quatro jovens do CTG 35 apresentaram músicas regionais gaúchas e o menino gaiteiro impressionou a gurizada. O Grupo recebeu muitos aplausos.

Tivemos ainda a exposição e explicação da indumentária gaudéria, apresentação dos costumes gaúchos e significado das cores da Bandeira Rio-grandense.