Atividades Extraclasse

Confira as atividades disponíveis para os alunos do La Salle Esmeralda.
  • Xadrez

    O xadrez é importante na educação, pois, além de abordar um esporte saudável, acaba também despertando simpatia nos educandos e auxiliando em aspectos cotidianos. O xadrez ajuda nas disciplinas, pois, desperta o raciocínio rápido, mas de maneira geral, é fundamental para poder jogar, saber as técnicas adequadas para aplicar na vida, ajudando a manter a atenção na atividade que está sendo feita, sem dispersar ou desviar o pensamento. 

    Acreditando que a criança está em sua plena capacidade de absorção de conhecimento surge o jogo que através de uma forma lúdica e indispensável para o desenvolvimento cognitivo no seu aprender diário. 

  • Dança e ritmos

    A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

    A dança, em sentido geral, caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.

  • Música

    A música é uma parte importante da nossa manifestação cultural e capacidade de expressar um talento ou uma habilidade que é natural em muitas pessoas. Quando estimulada desde cedo, ela pode ter um papel importante na educação infantil e em todas as etapas de desenvolvimento do aluno.

    Além de trabalhar características psicomotoras — quando o trabalho é feito com instrumentos —, cognitivas e linguísticas, ela também tem um papel essencial no desenvolvimento socioafetivo da criança, sem contar na capacidade de auxiliá-la a desenvolver a criatividade, a sensibilidade, o ritmo, a imaginação, a concentração, memória e, principalmente, o prazer de escutar música.

  • Reforço escolar

    Atualmente, muitas são as crianças que estudam em escolas durante um período do dia e que depois, ao chegarem a sua casa, contam com a ajuda dos pais para se aprimorar em seus estudos. Mas para muitos especialistas em educação, este tipo de ajuda que os pais dão aos seus filhos fora da escola não é suficiente para que eles apresentem bons resultados na escola.

    Para uma criança que faz uso do reforço escolar, uma das melhores coisas de todas é o acesso a uma outra forma de linguagem, diferenciada e mais facilitadora do que a do seu professor de sala de aula habitual.

  • Iniciação esportiva

    A prática de esportes afasta a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes. Atividades em grupo, como futebol, basquete e vôlei, fazem com que os alunos aprendam, desde cedo, a trabalhar em equipe.

    Com a prática regular dos exercícios oferecidos pelo esporte na escola, o aluno tem um desenvolvimento melhor de ossos e músculos, além de combater o sedentarismo.

    Para alunos dos 3° aos 5° anos.

  • Basquete

    Se são muitos os benefícios físicos que o basquete contribui para as crianças, também encontramos uma grande quantidade de benefícios emocionais. Por ser um esporte de equipe, o basquete incentiva a sociabilidade, ideal para as crianças tímidas. Além disso, o basquete incentiva a autonomia das crianças e também as ajuda a se sentirem parte de um grupo preparando-as para ocupar o seu lugar na sociedade e ensina valores tão importantes como a cooperação. Isso porque nos esportes em equipe, mais que a competitividade importa a cooperação e o companheirismo. 

    Para alunos dos 6° aos 9° anos.

  • Espanhol

    As formas de comunicação entre os indivíduos são variadas e dependem da utilização que o homem faz delas. No mundo atual entretanto a capacidade de se comunicar em uma segunda língua, que não a língua materna, torna-se primordial para uma atuação significativa em sociedade.

    Com cerca de 500 milhões de falantes, o espanhol é, depois do chinês, a segunda língua do mundo por número de usuários e o segundo idioma de comunicação internacional, atrás do inglês. Importante para a cultura, negócios e política, a língua espanhola ocupa uma posição determinante no cenário mundial e cada vez mais desperta o interesse de quem deseja aprender uma segunda língua.

    Para alunos dos 6° aos 9° anos.