Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Neste nível de ensino, o aluno adquire conhecimento sobre a realidade física, social, política, tecnológica, artística e espiritual. O desenvolvimento do raciocínio e da construção do senso crítico é priorizado através da resolução e análise de problemas envolvendo situações da vida cotidiana. 

  • Ensino Fundamental I
  • Ensino Fundamental II

Somos La Salle Esmeralda

É bom estudar no La Salle Esmeralda, pois aqui além de aprender muitas coisas, como escrever e calcular, fazemos amigos e convivemos com uma grande família. Em outras escolas acredito que não haja esse cuidado e acolhida diariamente. No La Salle Esmeralda os professores não se preocupam apenas com as notas e sim com a história de vida de cada aluno, com seu crescimento em todas as áreas do conhecimento.

Liliane Kolling Ex-aluna da Escola Fundamental La Salle Esmeralda, Diretora. Na Instituição há mais de 20 anos.

Escolhi a Escola La Salle Esmeralda primeiramente por se localizar próximo a minha casa, pois uma de minhas filhas necessitava de atendimento de saúde especializado. A escola sempre nos apoiou e deu condições para que minha filha conciliasse o tratamento de saúde com os estudos. Além disso, acredito que o ensino é forte, gosto do tratamento dados pelos professores às minhas filhas. Elas participam das atividades diárias da Escola e freqüentam assiduamente os grupos de estudo e pesquisa do contra-turno escolar.

Paula Simone Terres Miranda 36 anos, mãe das alunas Paola e Pâmela Miranda Vieira.

Estudar em um La Salle é muito bom, pra mim é uma das melhores Escolas em nossa região, com bons professores e funcionários simpáticos.

Hewelem Vieira 15 anos

Essa Escola é uma das melhores. Muitas pessoas desejam estudar nela por ser reconhecida pelo mundo inteiro e os professores são ótimos. Meu sonho é me formar no La Salle Esmeralda.

Luiz Henrique Araújo Braga 13 anos

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Projeto de leitura
    Fechar

    Projeto de leitura

    É um projeto desenvolvido pela biblioteca em parceria com o professor, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura através da exploração de diferentes narrativas e a utilização de recursos lúdicos. Constitui uma rica oportunidade para nossos alunos, criarem e manterem, o hábito e o prazer da leitura e também como apoio na aprendizagem. Além disso, estimula a criatividade, o espírito crítico, a habilidade de interpretação e colabora diretamente para a competência da leitura e escrita.

  • Festa do caderno
    Fechar

    Festa do caderno

    Mesmo com toda a tecnologia disponível para as crianças desde muito cedo, o caderno continua sendo um símbolo da vida escolar. Para o 1º ano, o primeiro caderno é motivo de festa e, também, de troca com as famílias, que através de fotos e mensagens, passam a fazer parte da alfabetização das crianças. Momento de transição, do bloco para o caderno de linha.

  • Vivenciando o 6° ano
    Fechar

    Vivenciando o 6° ano

    Uma das mudanças mais significativas do ensino fundamental são sentidas pelos estudantes na transição do 5º para o 6º ano. As aulas se tornam fragmentadas e eles perdem a figura referencial de um professor para uma estrutura com diversos docentes. A transição deve ser encarada como uma oportunidade para ajudar os estudantes a compreenderem suas novas responsabilidades e deveres ao avançarem para uma nova fase de suas vidas. No final do 3° trimestre são realizadas atividades que possibilitam ao estudante do 5° ano conhecerem as práticas do ensino fundamental II e os professores.

  • Simulados
    Fechar

    Simulados

    Realizamos simulados internos de avaliação do conhecimento a partir do 3° ano. Os simulados são aplicados trimestralmente, auxiliando os professores a aprimorar o processo de ensino/aprendizagem, mapear as competências dos educandos. Para os estudantes é o momento de administrar as emoções, o tempo e ganhar confiança necessária para realização das avaliações.

    No simulado, as perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas.

  • Jornada de formação
    Fechar

    Jornada de formação

    A jornada de formação é um espaço oferecido ao estudante para que ele reflita além dos conteúdos escolares, tais como: liderança, empatia, espiritualidade, amizade, mística e valores Lassalistas. Estas Jornadas são realizadas pela Pastoral no Parque Febel com as turmas e seus professores regentes. As turmas são levadas para um lugar em contato com a natureza e ao longo do dia vivenciam momentos de partilha.

  • Datas comemorativas
    Fechar

    Datas comemorativas

    Nossa Escola celebra as datas comemorativas, tais como: Páscoa, dia das mães, festa da família entre outras datas. A parceria entre a Escola e a família é fundamental para a aprendizagem, por isso, reunir pais e filhos na escola é uma oportunidade preciosa de aproximação, interação e fortalecimento de vínculos.

  • Saídas culturais
    Fechar

    Saídas culturais

    Os estudantes têm a oportunidade de realizarem passeios culturais, vivenciando novas experiências e culturas. Tendo como objetivo quebrar as barreiras da sala de aula e levar os alunos a conhecer mais sua história, sua região e seu país promovendo o crescimento cultural, social e intelectual através de visitas a locais históricos e culturais.