Conselho Pedagógico Administrativo

      A Escola La Salle Esmeralda atende crianças e jovens da Vila Esmeralda da Educação Infantil ao 9º ano. Por ser uma Comunidade carente financeiramente e com certa privação sociocultural, a Escola elabora seu Projeto Político Pedagógico voltado a essa realidade, porém considerando os princípios educacionais básicos, a filosofia lassalista e o relacionamento social dos estudantes. Na organização curricular do Projeto Pedagógico, a Escola propõe um ensino qualificado nos quais os professores motivam o aluno, propondo problemas, considerando o saber prévio de cada um e incentivando-os para a cultura da pesquisa. Procura orientar as práticas do ensinar e aprender, tendo como elemento norteador à ideia de que o sujeito constrói o sentido de vida no constante exercício desafiador entre compreender as situações e resolver os problemas do seu contexto. O sistema de Avaliação da Escola avalia o desempenho, as etapas do processo do conhecimento e todo o ciclo da atividade metodicamente planejado, desenvolvido, analisado e refletido. Utilizamos a prova com e sem consulta, trabalhos em grupos e individuais  participação em sala de aula, tarefas realizadas em casa dentre os vários instrumentos avaliativos. A avaliação é realizada como uma etapa e não como um produto final do ensino. O acompanhamento ao Projeto Político Pedagógico continuará ser feito pelos responsáveis dos Setores componentes da Equipe Diretiva, que reservará um espaço na pauta da reunião semanal para avaliação, verificação de falhas e possíveis encaminhamentos. Escola coloca à disposição dos Pais e Responsáveis este documento que, por conter todas as atividades previstas para o ano letivo, o conhecimento do seu conteúdo, é de suma importância O Projeto Político Pedagógico é um meio norteador para uma gestão de qualidade e um referencial na vida da Escola cujo objetivo é garantir a presença lassalista em todos os momentos e atividades, observando os princípios e valores inerentes à missão deixada por La Salle.

Objetivos do Conselho:

  • Analisar dados, acompanhar e avaliar o desempenho escolar;
  • Tomar ou solicitar a tomada de decisões, visando atender às necessidades evidenciadas no processo de ensino e aprendizagem;
  • Apreciar e aprovar o Plano Global.

Liliane Kolling

Grupo de jovens

Atualmente, a Escola La Salle Esmeralda conta com dois Grupos de Jovens, formados por alunos do 7º ano a 9ª ano do Ensino Fundamental. Nos  encontros, que acontecem semanalmente, os jovens realizam atividades que envolvem a partilha de experiências, vivências e o despertar para as vocações.

Princípios Norteadores:

  • Ensinar a bem-viver;
  • Motivar para a construção de um mundo de paz e amor;
  • Valorizar sempre a pessoa humana e a solidariedade.

Profº Francisco Tavares